18/04/2024 20:46:45

29/09/2007 00:00:00

Interior


Interior

O governador Teotonio Vilela realiza neste sábado, dia 29, em Batalha, o lançamento oficial da segunda etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa. O evento acontece no Parque Mair Almaral, onde está sendo realizada a 30ª Exposição Agropecuária e 1ª Feira de Agricultura Familiar da Bacia Leiteira.

A perspectiva da Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária Alagoas (Adeal) é vacinar 100% dos 1,1 milhão de animais existentes no Estado. Segundo Hibernon Cavalcante, diretor-geral da Adeal, a exemplo do que aconteceu na primeira etapa da campanha, o Estado disponibilizará 160 mil doses de vacinas para produtores com até 10 reses. “O produtor terá todo mês de outubro para efetuar a vacinação. A nossa intenção é vacinar a totalidade dos animais de Alagoas ou, pelo menos, repetir o sucesso da primeira etapa, quando atingimos 80% do rebanho”, frisou.

Além de vacinar os bovinos e bubalinos, os produtores do Estado devem, nesta segunda etapa da campanha, atualizar o cadastro agropecuário, uma vez que, segundo explicou Hibernon Cavalcante, a nova Guia de Trânsito Animal (GTA), expedida pelo Ministério da Agricultura, pede novos dados que não constavam na anterior. “A GTA agora é padrão em todo o país. Sem as novas informações o produtor não poderá tirá-la e, conseqüentemente não poderá transportar seus animais”, arrematou.

A campanha contra a febre aftosa acontecerá durante todo mês de outubro. Posteriormente à vacinação, os produtores deverão declarar a vacinação para que o Estado contabilize corretamente o número de imunizações realizadas. Quem não tiver vacinado ou declarado seus animais será penalizado com multa cobrada por propriedade, independentemente da quantidade de animais.

Fonte: Assessoria



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 27
Notícias Agora
Google News