29/03/2024 02:23:20

Alagoas
07/02/2011 21:55:31

Audiolivro realiza oficinas em três cidades alagoanas e uma de Minas Gerais


Audiolivro realiza oficinas em três cidades alagoanas e uma de Minas Gerais
Áudio Livro - Simone Cavalcante

Com evilasioalmeida //

 

O projeto Audiolivro – Encontro entre a Memória e a Imaginação -, de autoria da escritora alagoana Simone Cavalcante, realiza a partir deste sábado (05), oficinas gratuitas em quatro municípios brasileiros, sendo três de Alagoas (Piranhas, Arapiraca e Taquarana) e um de Minas Gerais (Curvelo). O projeto, que conta também com as participações do professor de música Janeo Amorim e da jornalista Cláudia Lins, consiste na realização, durante um dia e meio, de atividades para criação, produção e reprodução de um audiolivro com histórias ficcionais nos referidos municípios, pertencentes ao Programa Territórios da Cidadania.

A proposta tem como público-alvo grupos tradicionais (trabalhadoras rurais, destaladeiras de fumo, quilombolas, bordadeiras, etc) e professores da rede pública de ensino, e pretende atingir um público total de 160 pessoas. No primeiro dia da oficina, os participantes receberão informações técnicas sobre as origens do audiolivro no Brasil e no mundo e as diferentes formas de gravação. Em seguida, terão acesso a informações e exercícios práticos sobre a utilização o programa Audacity - um software de uso livre para gravar e editar áudios – bem como a um CD contendo as orientações de instalação do programa, uma pasta com efeitos sonoros e um arquivo com uma vídeo aula, além de um guia para produção de audiolivro. Depois haverá um momento voltado a técnicas de narração (entonação, pausa, emotividade) e de sensibilização musical, em que serão explorados os efeitos sonoros de diferentes objetos.

Em cada oficina, os participantes serão distribuídos em 8 grupos de 5 pessoas, entre jovens e adultos. Juntos, membros de grupos tradicionais e professores terão a oportunidade de compartilhar, nas rodas de produção literária, suas visões de mundo, revelando fatos reais ou fictícios marcantes na sua vida (lendas, mitos, cantigas, acontecimentos, etc.). Esses fragmentos de memória servirão de base para a construção de histórias imaginárias, de curta duração, pelos grupos formados que serão gravadas, editadas e reproduzidas num audiolivro personalizado, sob a forma de CD coletânea com 8 faixas. No final, cada participante receberá uma cópia desse audiolivro.

Além dos quatro audiolivros produzidos nas oficinas, o projeto prevê a edição e a impressão de um livro relatando a experiência, que conterá um pequeno resumo das ações desenvolvidas nas oficinas, fotografias e uma breve descrição dos municípios selecionados vistos pela ótica dos Territórios da Cidadania. Os exemplares do livro serão distribuídos para bibliotecas públicas, salas de leitura e instituições culturais dos municípios contemplados.

Ao compreender as etapas de criação, produção e reprodução de um audiolivro com histórias ficcionais, os participantes estarão aptos também a experimentar esse suporte para a divulgação de outros conteúdos, principalmente aqueles ligados à história de suas comunidades e a práticas e ofícios cotidianos, a exemplo de modos de fazer, narrativas grupais, cantos de trabalho, informações educativas. Pelo baixo custo de produção e pelafacilidade de uso, o audiolivro torna-se, dessa forma, um grande aliado para valorização e divulgação de saberes e fazeres e para a diversidade sociocultural dessas comunidades.

Para Simone Cavalcante, autora do projeto, é gratificante chegar a lugares longínquos – às vezes sem acesso à informação -, e poder registrar os fatos que cada um tem para narrar. “Independente do nível de estudo e da condição socioeconômica, cada pessoa tem uma história para contar. Foi partindo daí que desenvolvemos o Audiolivro – Encontro entre a Memória e a Imaginação”, salientou.

O projeto foi um dos contemplados do edital Bolsa Funarte de Circulação Literária. No total, 50 propostas foram selecionadas em todo o país, sendo 10 da região Nordeste, numa iniciativa que conta com a parceria do Ministério da Cultura. As oficinas contam com o apoio das prefeituras municipais e de instituições culturais dessas cidades.

Serviço
Oficinas Audiolivro – encontro entre a memória e a imaginação


Cidade: Piranhas
Quando: 05 e 06 de fevereiro (sábado e domingo)
Onde: Escola Ivan Fernandes Lima. Rua Maravilha, s/n, Vila Alagoas - Xingó
Hora: a partir das 8h

Cidade: Arapiraca
Quando: 12 e 13 de fevereiro (sábado e domingo)
Onde: Escola em Tempo Integral Pontes de Miranda. Rua Lino Roberto, s/n - Santa Edwigem.
Hora: a partir das 8h

Cidade: Taquarana
Quando: 26 e 27 de fevereiro (sábado e domingo)
Onde: Escola Menino Jesus de Praga (comunidade quilombola Mameluco)
Hora: a partir das 8h

Cidade: Curvelo-MG
Quando: 26 e 27 de março (sábado e domingo)
Onde: Centro Cultural de Curvelo. Praça Central do Brasil - Centro
Hora: a partir das 8h

Telefones de contatos: (82) 9302 1099 (Simone), 9921 1989 (Claudia), Janeo (9604 0739)
E-mails: simonecavalcantee@gmail.com / claudiallins@hotmail.com / jjjamorim@hotmail.com

 


 



Enquete
Se fosse fosse gestor, o que você faria em União dos Palmares: um campo de futebol ou a barragem do rio para que não falte agua na cidade?
Total de votos: 95
Notícias Agora
Google News