20/04/2024 06:45:49

Municípios
07/02/2011 21:42:41

Prefeito nega ter contratado empresa 'fantasma' para obra em Marechal


Prefeito nega ter contratado empresa 'fantasma' para obra em Marechal
Cristiano Matheus sendo entrevistado

Com gazetaweb // wanessa oliveira rádio gazeta

 

O prefeito de Marechal Deodoro, Cristiano Matheus (PMDB), negou ter contratado uma empresa “fantasma” para realizar a construção de um dissipador de energia na cidade. Em entrevista à rádio Gazeta AM, na manhã desta segunda-feira (07), o gestor rebateu as informações contidas no site “Correio Braziliense”, assegurando que a quantia de R$ 5 milhões repassada pelo Governo Federal está sendo devidamente aplicada nas obras, sob todos os preceitos legais.

A matéria, publicada nesse domingo (06), formulava uma denúncia a supostos abusos cometidos quando da ocorrência das chamadas obras de caráter emergencial, geralmente ocorridas após tragédias, que permitem ao gestor escolher qual empresa será contratada sem necessidade do processo tradicional de licitação.

Segundo a publicação do Correio Braziliense, Cristiano Matheus havia contratado a empreiteira Grécia Engenharia, de propriedade de Ronaldo Melo, identificado como assessor do deputado e usineiro João Lyra (PTB)– também padrinho político do prefeito. O prefeito de Marechal alega haver uma “confusão” de homônimos. “Existe um assessor do deputado federal João Lyra que se chama Ronaldo Melo, mas não é o mesmo Ronaldo Melo empresário. O assessor do deputado sequer é engenheiro”, afirmou.

A reportagem do Correio seguiu acrescentando que a empresa em questão não possui sede no endereço definido pela Receita Federal, de modo que sua origem seria duvidosa, no que também foi contestado pelo prefeito.

“Lamentavelmente a sede foi modificada de Paripueira para Maceió”, explicou Cristiano Matheus, acrescentando que a ausência de uma sede não caracteriza inexistência da instituição. “Primeiro que se fosse uma empresa fantasma seria justamente para não fazer a obra, para enganar a população. Mas a empresa existe há mais de 30 anos no mercado. Foi checada pela equipe jurídica do município. Todas as certidões estão inscritas na Receita e ela faz obras não só em Alagoas, mas em outros estado”, defendeu.

O gestor também mostrou “alívio” porque a reportagem não mencionou qualquer possibilidade de ‘desvio’ durante o processo, mas não poupou outras críticas. “Ela [a reportagem] tirou foto do local onde seria a empresa, mas seria interessante que ela também tirasse foto onde a obra está sendo tocada. Assim ela veria que a obra está de 40 a 50% pronta”, conta, esclarecendo que a construção do dissipador de energia funcionará como contenção para o avanço da maré, que já teria destruído algumas casas na Barra Nova.

Informando que vai viajar para Brasília ainda esta semana, o prefeito disse ainda que vai visitar o veículo de comunicação, onde esclareceria mais detalhes sobre as obras e a empresa e solicitaria uma retratação.



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 33
Notícias Agora
Google News