19/04/2024 10:46:49

Municípios
05/02/2011 13:09:02

Começam os trabalhos da construção da nova Santana do Mundaú


Começam os trabalhos da construção da nova Santana do Mundaú
Santana do Mundaú


Com alemtemporeal // Fonte mundaunoticias

 

A equipe do portal Mundaú Notícias esteve na Fazenda Jussara, que fica localizada em Santana do Mundaú, onde vai ser construídas as 1,261 casas destinadas a população atingida pela enchente e onde vai ser construída a nova Santana do Mundaú, que foi destruída pela enchente no mês de junho do ano passado.

Uma parte da terra já está arada, e algumas máquinas continuam fazendo o mesmo processo. As primeiras obras que estão sendo feitas são os galpões, que vão ser usados pelos trabalhadores das obras. Foram instalados também, banheiros provisórios próximo as barracas.

Certa de 400 barracas estão na fazenda e 30 no Conjunto Habitacional, mas nenhuma delas estão ocupadas, o principal motivo é a alta temperatura, para você ter uma idéia, por volta das 08h:30min da manhã, a sensação é de ter mais de 40º graus dentro das barracas. Por essa razão, os desabrigados preferiram ficar alojados na antiga maternidade.

Entrevistamos o supervisor geral de obras José Bispo da Silva, veja o que ele falou:

Mundau Notícias: O que está sendo feito, de fato, aqui na Fazenda Jussara?
“Aqui estamos fazendo a nova cidade, pois Santana do Mundaú ficou destruída, não há um local para convivência das pessoas nesta cidade. As pessoas que moram na parte alta do município, se sentem bem e seguras e por causa disso não querem sair, mas a população atingida por aquele desastre, não querem e não podem ficar no mesmo local”.
M. N.: Qual a situação do terreno da fazenda?
“O terreno daqui é muito bom, não tem nenhum problema, está sendo bem preparado e vamos fazer uma obra de qualidade”.

M. N.: Em relação às barracas, elas vão ser retiradas?
“Sim, as barracas que foram instaladas aqui serão todas retiradas, pois no local vamos construir casas, elas foram colocadas aqui pensando nos desabrigados, isso foi questão de emergência, mas os desabrigados foram para outros lugares como a casa dos parentes, alugaram casas ou até foram para outras cidades”.
M. N.: Toda cidade será construída na fazenda Jussara?
“O que está previsto é isso, até porque vamos construir escolas, biblioteca, quadra de esportes, campo de futebol, rede de esgoto, o que antes a cidade não tinha, os prédios públicos e até a Igreja, claro”.

M. N.: E a questão da água?
“Foi pensado no rio Jundiá que é próximo da fazenda, mas essa questão é com a CASAL (Companhia de Saneamento de Alagoas)”.
M. N.: Qual o tamanho das casas?
“As casas são completa para a família, com sala, dois quartos, cozinha, banheiro, área e quintal. O tamanho ainda não sabemos, porque estamos aguardando o projeto”.

Conversamos também com José Serafim de Santana, que é pedreiro, e diz que “as obras estão em andamento, estamos terminando os galpões, que servirá para os trabalhadores ficarem alojados neles. Só pode ter início as obras das casas, quando terminar esses galpões” conclui o pedreiro.

Todos os dias, moradores do município visitam a fazenda Jussara, para saber como andam a construção das casas, até porque a população não ver a hora das casas já estarem construídas, como é o caso de dona Josefa Batista, de 80 anos, que mora em uma das ruas ribeirinhas da cidade, ela diz que está fazendo novena para que a obra seja concluída o mais rápido possível, pois não sabe o que vai ser da população no inverno, por medo de uma nova enchente.

Assim como dona Josefa, a população está ansiosa para ver a nova Santana do Mundaú construída, desta vez, em um local seguro, não havendo mais riscos de uma nova catástrofe.


Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 30
Notícias Agora
Google News