27/04/2024 01:56:05

05/02/2011 02:19:12

Católicos de União comemoram 176 anos da sua Padroeira Santa Maria Madalena


Católicos de União comemoram 176 anos da sua Padroeira Santa Maria Madalena

Da Redação // Fotos parada obrigatória, joão paulo e nina – (lincoln luiz colaborador)

Os católicos de União dos Palmares reviveram na tarde-noite do ultimo dia 02 uma tradição que se repete há 176 anos e pelo que foi visto pelas quase 20 mil pessoas que participaram da Procissão carregando pelas ruas principais da cidade 17 “charolas” (como é denominado a peça é acomodada a imagem com os santos e o Padroeiro no caso, Santa Maria Madalena), a tendência é o numero de participantes a cada ano ser crescente.

Tudo teve inicio na ornamentação dos andores na nave da Igreja Matriz na Praça Basiliano Sarmento desde as primeiras horas da manhã. Depois, por volta das 17:00hs, sob demorados aplausos, aclamação e foguetórios, surge de dentro do tempo feito para sua veneração Santa Maria Madalena envolta em luxuosa ornamentação inclusive com lustres de iluminação e rosas brancas parecia abençoar todos os lares de União dos Palmares.

Os católicos – geralmente homens – eram um dos principais protagonistas das demonstrações de Fé (como se estivessem se penitenciando) e tinham no suor dos seus rostos uma estranha alegria com o sacrifício em carregar a pesada charola acompanhados pelas autoridades locais, dentre estas o Prefeito Areski Freitas e alguns de seus secretários, vereadores e as autoridades religiosas do município capitaneados pelo Pároco Iranjunio e os padres Francisco (também da paroquia local) e Vicente Fer (que teve passagem por União dos Palmares e hoje administra uma paroquia pernambucana). Algumas pessoas que assistiam ao cortejo creditaram ao trabalho incansável do Padre Iranjunio e sua equipe de colaboradores o sucesso da festa.

Na multidão, pessoas comuns de todas as classes sociais e de todas as regiões, que aproveitam a data para agradecer de um da sua forma as graças alcançadas. Alguns mais fervorosos chegam a se vestir de religiosos (freiras ou frades), outros colocam pedras na cabeça em sinal de agradecimento e penitencia outros estão descalços, mas quem testemunha o espetáculo não pode negar que o momento é sobretudo de agradecimentos aos céus pelos milagres alcançados na vida e pela saúde.

Outro percentual bastante significativo de pessoas que participam do evento anual é de filhos da terra ausente que escolhem a data para suas férias e vem reencontrar familiares e amigos, “pagar suas promessas” e rever sua terra de origem. É uma festa que se reveste de significação religiosa e sentimental alcançando alto grau de demonstração de Fé e Religiosidade. A Festa de Santa Maria Madalena em União dos Palmares é inclusa no Calendário Turístico Brasileiro.

Um fato curioso que para os mais antigos é rotina mas para os mais jovens desperta curiosidade e que bem poucas pessoas sabem explicar com detalhes precisos o que significa, é o momento do retorno das charolas. Os encarregados de carrega-las colocam-na na posição de costas para a porta da Matriz, sempre voltada para a rua. Até este detalhe é cuidadosamente preparado pelos católicos e não pode passar despercebido.

À noite, a festa pagã conseguiu atrair um imenso publico apesar do dia 2 ser um dia de trabalho no meio de uma semana. Até as 6:00hs da manhã do dia 3 quando o conjunto Renato e Seus Blue Caps (que foi antecedido pela banda Tuareg’s) tocou os últimos acordes. Durante toda a noite as crianças se divertiram nos parques de diversões armados pelas ruas do entorno da praça da Matriz, enquanto os adultos tinham a sua disposição barracas com bebidas e comidas típicas da região, bingos, quermesses, jogos e dezenas de outros atrativos.

Nota da Redação:

Esta matéria somente foi para o ar após 48 horas da festividade em função de diversos fatores alheios a administração deste noticioso sendo um deles a falta de fotos da festa que somente foi conseguida através de colaboradores, e o principal, o blecaute da noite do dia 04 que queimou diversos aparelhos da redação. Para o restabelecimento das atividades normais, contamos com a colaboração preciosa do nosso webdesign Lincoln que apesar de ser adepto de outra religião colaborou para a divulgação do evento, do pessoal do site  “Parada Obrigatória”. do acadêmico de Geografia João Paulo, do técnico em informática Delmy Marino e da Nina. Obrigado a todos.  antonio aragão

Sequência das Fotos:

1 – Preparação das charolas

 2 - Recepção de Fiéis

3 - Saída para as Ruas –

4 –acompanhamento de verdadeiro ‘mar humano’

5 – Devoto vestido de Frade

6 – Mulher paga Promessa –

7 – Procissão na Avenida Monsenhor Clóvis –

8 - Mulher e Duas crianças se mantêm todo tempo de joelhos na Igreja.

9 – Padre Iranjunio 

10 – Charola com a Santa –

.

 

Galeria




Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 44
Notícias Agora
Google News