25/04/2024 07:08:19

27/09/2007 00:00:00

Brasil


Brasil

Uma escola particular de João Pessoa, na Paraíba, instalou detectores de metais depois de receber uma ameaça virtual. Em uma página no site de relacionamentos Orkut, um jovem, vestido com o uniforme da instituição e segurando duas armas, afirmava ser vítima de bullying (intimidação na escola) e, de forma velada, dizia que seria violento para resolver o problema, inclusive usando armas de calibre pesado. A ameaça tinha até data para acontecer: terça-feira (25).

O caso foi parar na polícia e nesta quarta-feira (26) um aluno confessou à direção pedagógica da escola ser o autor das ameaças. 

De acordo com o diretor da escola, Karamuh Martins, o aluno avisou por e-mail que estava arrependido do ato. "Ele se identificou, avisou que tinha jogado as armas e o capuz no Rio Jaguaribe e contou que as armas eram de brinquedo", afirmou. "O aluno agora vai se afastar da escola e o caso está nas mãos da Justiça."

No episódio, a escola teve a segurança reforçada, detectores de metais foram instalados nas portas e policiais à paisana foram infiltrados no colégio para observar o comportamento dos alunos. Segundo Sônia Maria Figueiredo dos Santos Lima, vice-diretora e coordenadora pedagógica do colégio, 20% dos estudantes faltaram às aulas nessa terça, sendo que o índice de faltosos não costuma ultrapassar 3%. A ameaça não se concetrizou.

"As faltas são normais porque a preocupação dos pais existe, eles têm todo o direito e precisam se assegurar", disse Sônia, em entrevista ao G1 por telefone.

Almir Serrano, 49, pai de um aluno do colégio, disse que seu filho chegou em casa e comentou as ameaças do Orkut. "A preocupação foi imediata, principalmente por causa da violência que vemos diariamente na televisão. Procurei a escola e quis saber quais providências seriam tomadas", disse.

O pai concordou com a atitude do colégio em passar o caso para a polícia e colocar detectores de metal na porta. "Não vejo constrangimento nenhum. Qualquer medida que seja tomada para garantir a integridade física de alunos e funcionários será muito bem-vinda", disse ele, que paga cerca de R$ 500 de mensalidade.

Entenda o Bullyng escolar

O bullying é um conjunto de comportamentos agressivos, intencionais e repetitivos que são adotados por um ou mais alunos contra outros colegas, sem motivação evidente. Em princípio, pode parecer uma simples brincadeira, mas não deve ser visto desta forma. A agressão moral, verbal e até corporal sofrida pelos alunos provoca dor, angústia e sofrimento na vítima da "brincadeira", que pode entrar em depressão.

 As principais formas de maus-tratos
  •  Físico (bater, chutar, beliscar).
  • Verbal (apelidar, xingar, zoar).
  • Moral (difamar, caluniar, discriminar).
  • Sexual (abusar, assediar, insinuar).
  • Psicológico (intimidar, ameaçar, perseguir).
  • Material (furtar, roubar, destroçar pertences).
  • Virtual (zoar, discriminar, difamar, por meio da internet e celular). 

Fonte G1

 

 



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 42
Notícias Agora
Google News