25/04/2024 16:57:58

Municípios
01/02/2011 23:33:25

Jequiá da Praia comemora 16 anos de Emancipação Política


Jequiá da Praia comemora 16 anos de Emancipação Política
Cidade de Jequiá da Praia

Com maceioagora // Fonte ascom

 

O município de Jequiá da Praia, cerca de 60 km de Maceió, comemora nesta quinta-feira (03) seus 16 anos de Emancipação Política.  A cidade mais nova do Estado foi criada em 1995 pela lei 5.675 de 3 de fevereiro. Antes de sua emancipação, Jequiá da Praia pertencia aos municípios de São Miguel dos Campos e Coruripe. Na língua indígena Tupi, Jequiá (jeki-a) significa “Cestos com muitos peixes”.

 

A festa em comemoração (ver programação abaixo) aos 16 anos acontece durante todo o dia com hasteamento de bandeira, desfile cívico e missa em ação de graça. À noite, as bandas Pakaramba e Boca de Forno animam os jequiaenses e visitantes. Desde janeiro de 2009, O município é administrado pelo prefeito Marcelo Beltrão (PTB) e o vice José Luiz Coutinho (PSC).

 

DADOS DO MUNICÍPIO

 

Segundo dados do IBGE, atualmente, sua população está em torno de 12 mil habitantes distribuídos entre o centro da cidade e os povoados. Além da vegetação belíssima pelo vasto coqueiral no entorno da cidade, mangues e restingas; praias e lagoas são atrativos principais para os turistas.  A gastronomia principal são os frutos do mar como o peixe, camarão, siri, caranguejo.  As praias e lagoas, em conjunto com o clima quase sempre excelente, dão à região um ar de paraíso. São 488 km2 de beleza, como as praias de Jacarecica do Sul, Lagoa Azeda e Pituba, ou o povoado de Barra de Jequiá.

 

PROGRAMAÇÃO:

 

8hs – Hasteamento da Bandeira e, em seguida, Missa em Ação de Graça

 

15hs – Desfile Cívico

 

22hs – Show com as Bandas Pakaramba e Boca de Forno



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 43
Notícias Agora
Google News