18/04/2024 14:39:56

01/02/2011 23:33:25

Nova cúpula do Judiciário alagoano toma posse nesta quarta


Nova cúpula do Judiciário alagoano toma posse nesta quarta
Divulgação

Com ascom TJ //

 

Toma posse na tarde desta quarta-feira (02) a nova cúpula diretiva do Poder Judiciário de Alagoas para o biênio 2011/2012, composta pelos desembargadores Sebastião Costa Filho (presidente), Nelma Torres Padilha (vice-presidente) e James Magalhães de Medeiros (corregedor-geral da Justiça).

 

A cerimônia de posse tem início às 17 horas, no plenário do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL).

 

O novo chefe do Judiciário estadual, desembargador Sebastião Costa Filho, chega ao ápice de sua carreira como magistrado, com a experiência de 25 anos de serviços prestados à magistratura e credenciado pelo trabalho que desenvolveu à frente da Corregedoria-Geral da Justiça no biênio 2007/2008.

 

Como corregedor do Judiciário, Sebastião Costa instituiu o planejamento estratégico, implantando na Corregedoria um novo modelo de gestão pública direcionado à eficiência e melhoria da qualidade dos serviços jurisdicionais.

 

Entre suas principais realizações administrativas destacam-se a reorganização e modernização da estrutura administrativa da Corregedoria e a execução de diversos projetos, visando ao aprimoramento dos serviços judiciais na primeira instância.

 

Outro importante feito da gestão do desembargador Sebastião Costa à frente da CGJ foi a realização, em Alagoas, do 48º Encontro de Corregedores-Gerais da Justiça (Encoge), que permitiu a troca de experiências com foco na atuação, estrutura e gestão do Poder Judiciário, visando à uniformização e eficiência da atuação jurisdicional.

 

Currículo

 

Sebastião Costa Filho ingressou na magistratura em 1986, depois de ter sido aprovado em 1º lugar no concurso público para juiz de Direito, sendo nomeado para atuar na comarca de São Brás. Em 1988, foi removido a pedido para a comarca de Traipu e, dois anos mais tarde, promovido por merecimento para a comarca de Penedo.

 

Na comarca de Maceió, para a qual foi promovido por merecimento em 1994, assumiu a titularidade da 11ª Vara de Crimes contra o Patrimônio e, posteriormente, da 21ª Vara de Família (1995), tendo ainda exercido a superintendência do Fórum da Capital no período de 2001 a 2003.

 

Alcançou o desembargo do Tribunal de Justiça em 22 de dezembro de 2003, pelo critério de merecimento. Na Corte estadual, foi presidente da Câmara Criminal em 2004 e integrou a cúpula diretiva do Judiciário, na condição de corregedor-geral da Justiça no biênio 2007/2008. Em 2009, voltou à presidência da Câmara Criminal, onde permanece até hoje.

 

Confira, na íntegra, o currículo do desembargador Sebastião Costa Filho

 

Vice-presidente e Corregedor

 

A desembargadora Nelma Torres Padilha ingressou na magistratura em 1976 como juíza substituta da comarca de Porto de Pedras. Em 1978, foi removida para a comarca de Paulo Jacinto, onde permaneceu até 1986, ocasião em que foi removida para a comarca de Piaçabuçu.

Antes de ser titularizada na 4ª Vara Cível da Capital em 1992, atuou nas comarcas de Pão de Açúcar, Palmeira dos Índios e Pilar. Ingressou no Colegiado do TJ/AL em 2009 por critério de antiguidade, onde integrou a Terceira Câmara Cível e o Conselho Estadual da Magistratura do TJ/AL.

 

Graduado em Direito em 1973, o desembargador James Magalhães de Medeiros atuou como juiz titular nas comarcas de Delmiro Gouveia, Traipu, Santana de Ipanema, Arapiraca e Maceió. Ingressou no TJ/AL como desembargador em 2008 por critério de antiguidade, onde presidiu a Primeira Câmara Cível deste Tribunal e integrou o Conselho Estadual da Magistratura do TJ/AL.

 

Conselho Estadual da Magistratura

 

Com a posse dos novos dirigentes do Judiciário, o Conselho Estadual da Magistratura passa a ter nova composição para o biênio 2011/2012, sendo integrado pelos desembargadores Sebastião Costa Filho, Nelma Torres Padilha e James Magalhães de Medeiros (membros natos) e pelos desembargadores Otávio Leão Praxedes e Eduardo José de Andrade (membros eleitos).




 



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 27
Notícias Agora
Google News