25/04/2024 21:16:25

Alagoas
01/02/2011 20:08:09

Alagoas notifica três óbitos suspeitos de dengue


Alagoas notifica três óbitos suspeitos de dengue
Ilustração

Com ojornal-al // Fonte assessoria sesau

 

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), por meio da Superintendência de Vigilância em Saúde (Suvisa),  informa que foram notificados três óbitos suspeitos de dengue, sendo dois procedentes do interior e um de Maceió. Segundo a superintendente de Vigilância em Saúde, Sandra Canuto, um caso já foi confirmado pelo Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde  (CIEVS/AL) e os outros dois estão sob investigação por meio da realização de exames.

 

O relatório de investigação consta da segunda semana epidemiológica, que vai de 21 de janeiro a 01 de fevereiro deste ano, elaborado pelo CIEVS. Sandra Canuto ressaltou que para combater o mosquito transmissor da dengue, Alagoas vem intensificando ações em parceria com os municípios. Já foram realizadas mobilização em Murici, Palmeira dos Índios e Delmiro Gouveia, devendo se estender aos demais municípios alagoanos.

 

Além disso, ela informou que o Comitê Estadual de Combate à Dengue também está mobilizado. Durante a primeira reunião de 2011, os integrantes se comprometeram a traçar estratégias para combater a doença em Alagoas. Na oportunidade foi elaborado um plano de contingenciamento, com diretrizes da vigilância epidemiológica para cuidar do controle vetorial e programar ações de comunicação.

 

A superintendente reforçou a necessidade de a população fazer a sua parte, como evitar acúmulo de água em depósitos, manter a área externa da residência limpa; não deixar garrafas pets abertas, evitar plantas em vasos com água, entre outras. “As pessoas que apresentarem sintomas como febre alta repentina, forte dor de cabeça e atrás dos olhos devem procurar uma unidade de saúde mais próxima. Os cuidados com água parada, caixa d’água descoberta, entre outros devem ser diários”, destacou.

 

Ao todo, 16 estados estão com risco alto de surto de dengue, entre eles, Acre, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Paraíba, Piauí, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, Sergipe, Tocantins, além de Alagoas.

 

No mês passado, o secretário de Estado da Saúde, Alexandre Toledo, se reuniu com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha para discutir estratégias para o combate à dengue no País. Outra ação importante foi o Encontro de Assessores de Comunicação, que reuniu representantes de comunicação de todos os estados do país.


 



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 43
Notícias Agora
Google News