19/04/2024 05:09:18

01/02/2011 11:59:25

Novos deputados e senadores assumem mandato hoje; João Lyra volta `Câmara


Novos deputados e senadores assumem mandato hoje; João Lyra volta `Câmara
Deputado Federal João Lyra

Com ojornal-al //

 

Após serem diplomados no dia 1º de janeiro, os novos deputados federais e senadores assumem hoje suas vagas, em sessões especiais no Congresso Nacional, em Brasília (DF).

Os deputados federais eleitos para a 54ª legislatura (de 2011 a 2015) serão empossados às 10 horas, no Plenário Ulysses Guimarães. Está prevista a presença de cerca de 3.500 pessoas para a cerimônia, mas entrar no plenário, que só tem 400 cadeiras, é privilégio para poucos.

 

A bancada alagoana estará presente. Tomam posse João Lyra (PTB); o ex-prefeito de Murici Renan Filho (PMDB); a prefeita de Arapiraca Célia Rocha (PTB); o ex-deputado estadual Rui Palmeira (PSDB); a ex-vereadora por Maceió Rosinha da Adefal (PTdoB); Givaldo Carimbão (PSB);  o ex-deputado estadual Arthur Lira (PP); Joaquim Beltrão (PMDB) e Maurício Quintella (PR).

 

Com exceção de João Lyra, que retorna à Câmara Federal, e Givaldo Carimbão, Joaquim Beltrão e Maurício Quintella, que foram reeleito, os outros cinco deputados federais alagoanos assumem seu 1º mandato no cargo.

 

Após a posse, cada partido se reúne para a formação dos blocos, distribuição de cargos da Mesa Diretora e das presidências das comissões permanentes. Já com os blocos devidamente definidos, às 15h, os líderes dos partidos se reúnem para a escolha dos candidados à Mesa Diretora, composta pelo presidente, dois vice-presidentes, quatro secretários e quatro suplentes.

 

A eleição para o novo presidente da Casa e os integrantes da Mesa, que conta com voto eletrônico, está marcada para às 18h e promete ser bastante acirrada. A Secretaria-Geral estima  que a votação dure no máximo quatro horas, no caso de não haver segundo turno.

 

SENADO

 

Também nesta terça-feira (1º), serão empossados os 54 senadores eleitos em outubro de 2010 e será eleito quem presidirá o Senado pelos próximos dois anos e também sua Mesa Diretora. Desse total, 17 já são senadores e foram reeleitos, cinco já foram senadores e estão retornando e 32 estão estreando na Casa.

Tomam posse Renan Calheiros (PMDB) e Benedito de Lira (PP), que se juntam ao senador Fernando Collor (PTB).

Amanhã (02), sessão solene do Congresso dará início à nova legislatura, a 54ª, e se iniciarão os trabalhos de mais um ano legislativo.

 

ALE

 

A Assembleia Legislativa Estadual (ALE) também dá posse aos novos deputados estaduais nesta terça-feira (1º).

 

Dos 27 deputados estaduais, 15 se reelegeram e serão diplomados. São eles: Isnaldo Bulhões (PDT), Antonio Albuquerque (PTdoB), Sérgio Toledo (PDT), Marcelo Victor (PTB), Ricardo Nezinho (PTdoB), Gilvan Barros (PSDB), Flávia Cavalcante (PMDB), Maurício Tavares (PTB), Nelito (PSDB), Fernando Toledo (PSDB, o atual presidente da Casa); Edval Gaia Filho (PSDB), Jota Cavalcante (PDT), Judson Cabral (PT), Marcos Barbosa (PPS) e Temóteo Correia (DEM).

 

Eleito este ano como titular, o jornalista Jeferson Morais (DEM) atualmente ocupa uma das cadeiras da Assembleia como suplente, em vaga deixada com licença do deputado estadual João Beltrão (PRTB). Os demais eleitos para o Legislativo estadual que tomam posse são estreantes: o ex-prefeito de Teotônio Vilela, Joãozinho Pereira (PSDB), que foi o mais votado; o ex-prefeito de Piranhas, Inácio Loiola (PSDB); a vereadora por Maceió Thaise Guedes (PSC); o deputado federal Olavo Calheiros (PMDB); o ex-deputado federal Luiz Dantas (PMDB); o atual presidente da Câmara Municipal de Maceió, vereador Dudu Holanda (PMN); o ex-superintendente do INSS em Alagoas, Ronaldo Medeiros, o Ronaldo do INSS (PT); Marquinhos Madeira (PT), filho do prefeito de Maragogi, Marcos Madeira (PTB); João Henrique Caldas (PTN), filho do ex-deputado federal João Caldas; e o vereador por Arapiraca Severino Pessoa (PPS).

 

Na relação dos estreantes, houve mudança na lista dos diplomados, com a entrada de Arnon Amélio (PRTB), irmão do conselheiro Cícero Amélio, do Tribunal de Contas do Estado. Ele assume na vaga que seria do ex-prefeito Almir Lira (PRTB), que foi eleito mas faleceu no último dia 5 de dezembro, no Hospital do Coração, em São Paulo.

 

Após a posse, serão definidas as comissões da Casa de Tavares Bastos e haverá a eleição para a presidência da ALE, que promete ser acalourada. O atual presidente da ALE, Fernando Toledo, já teria 19 dos 27 votos, mas nada garante que as “promessas” serão cumpridas e pode haver uma reviravolta no processo, ou seja, o governista tem chances, ainda quer mínimas, de não ser reeleito presidente da Casa.

 

A chapa governista conta com Inácio Loiola como primeiro-secretário, Antônio Albuquerque como vice, Sérgio Toledo (PMN) na segunda vice-presidência, Jota Cavalcante (PDT) como terceiro vice-presidente, Marcelo Victor (PTB) como segundo-secretário, Marcos Barbosa (PPS) e Dudu Holanda (PMN) como terceiro e quarto secretários, respectivamente. Temoteo Correia e Jéferson Morais, ambos do DEM, seriam os suplentes.

 


 



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 29
Notícias Agora
Google News