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29/01/2011 23:15:45

Escola pública de Junqueiro se destaca no ensino


Escola pública de Junqueiro se destaca no ensino
Escola-exemplo em Junqueiro

Com ojornal-al // eduardo almeida

 

O sorriso estampado no rosto da adolescente Amanda Gomes traduz a conquista de 30 estudantes da Escola Estadual Padre Aurélio Góis, em Junqueiro, que foram aprovados no último vestibular da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Os alunos superaram dificuldades como a falta de professores em, pelo menos, três disciplinas e a precariedade de laboratórios para alçar um vôo mais alto, com destino direto para o ensino superior.

 

“A aprovação em massa da escola mostra que o ensino público pode ser, sim, de qualidade. Eu estudo no colégio desde a 6ª série do ensino fundamental e nunca me senti discriminada ou em um nível inferior aos estudantes de escolas particulares. Nós temos professores competentes, que estão comprometidos com a educação, o que nos falta é o apoio do governo do Estado e a ampliação da infraestrutura da escola”, afirmou a mais nova universitária.

 

É neste tom de cobrança que o estudante Ezequiel Lopes, aprovado no curso de Administração de Empresas na Ufal, fala sobre as limitações da escola em que estuda. Ele diz que o espaço não comporta mais a grande quantidade de alunos que procuram a instituição e lembra que a construção de novos laboratórios ou a ampliação dos que existem poderia contribuir ainda mais para uma aprovação expressiva, como a das seis turmas do ano passado.

 

“As salas são pequenas, os laboratórios de informática e ciência funcionam de forma precária e a biblioteca poderia receber mais livros. É bem verdade que professores e alunos conseguiram uma grande aprovação este ano, mas não podemos esquecer dos problemas que enfrentamos. Como toda instituição pública, precisamos de mais atenção. Espero que o resultado sirva para que o governo reveja a nossa situação e invista aqui”, frisou Ezequiel.

 

Escola se destaca em concursos nacionais

 

As conquistas da Escola Estadual Padre Aurélio Góis não se limitam ao Estado. Além de ter uma aprovação em massa no último vestibular da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e o maior Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do Estado, a instituição é vencedora, pelo terceiro ano consecutivo, do concurso de redação promovido pelo Senado Federal. Outro feito da instituição é ser vencedora do prêmio “Gestão de Qualidade”.

 

“A instituição vêm se destacando nos últimos anos com a conquista de prêmios e a aprovação de muitos alunos em instituições públicas de ensino. Os resultados são fruto de muito esforço do corpo docente, mas também da colaboração dos estudantes. Sem a participação deles não seria possível chegar onde chegamos. E isso é apenas o início de uma longa jornada, com ensino comprometido com a qualidade”, destacou a diretora Maria Aparecida.

 

A atual direção lembrou que a ex-gestora da escola, Salete Ribeiro, participou de palestra nos Estados Unidos após a conquista do prêmio “Gestão de Qualidade”, promovido pelo governo federal. Na oportunidade, a diretora apresentou o modelo de gestão adotado na instituição – que é considerado referência nacional – para um grupo de pedagogos norte-americanos.

 

Instituição enfrenta problemas estruturais

 

JUNQUEIRO – Apesar dos resultados positivos que a Escola Estadual Padre Aurélio Góis tem obtido nos últimos três anos, a instituição enfrenta problemas estruturais e sofre com a constante falta de professores para algumas disciplinas. No ano passado, os alunos do 3º ano do ensino fundamental foram obrigados a cursar três disciplinas em horários alternativos para repor aulas perdidas em 2009, quando cursavam o 2º ano do ensino médio.

 

“As aulas eram repostas à noite. Quem estudava à tarde, por exemplo, ficava na escola de 12h até às 22h, uma jornada muito puxada. A reposição foi necessária devido a falta de professores de língua portuguesa, matemática e física em 2009. Como havia a deficiência, a direção decidiu ofertar a disciplina e suprir a carência. Sem dúvidas, esse foi um dos motivos que favoreceram a grande aprovação no vestibular este ano”, expôs o aluno Pedro Ferreira.

 

O diretor-adjunto da instituição lembra que os laboratórios de informática e ciência não são mais suficientes para atender à demanda. Ele afirma que faltam equipamentos e sobre entusiasmo por parte dos estudantes. “Os alunos estão empolgados e querem apreender, mas as limitações estruturais impedem a realização de atividades extracurriculares. É preciso expandir os limites da escola e, com isso, melhorar ainda mais a qualidade de ensino”.

 

Alunos falam do desafio de chegar à universidade

 

Embora ainda estejam comemorando a aprovação no último vestibular, os novos universitários começam a vislumbrar o futuro. Eles falam com entusiasmo sobre o mundo acadêmico e dizem que esperam alcançar seus objetivos com muito esforço. “Quero aproveitar a oportunidade que meus pais não tiveram para crescer profissionalmente. Não é muito, mas é o passo inicial para uma grande carreira profissional”, destacou Ezequiel Lopes.

 

O estudante Pedro Ferreira, aprovado no curso de Educação Física da Ufal, revela que teve que dividir seu tempo entre o estudo e o trabalho para conseguir a aprovação. Ele enfrentava uma jornada de trabalho, que ia de 8h às 18h. Na reta final, o estudante pediu licença do trabalho para se dedicar exclusivamente ao estudo.

 

“Se ingressar na universidade é difícil quando nós apenas estudamos, imagine quando temos que dividir o tempo com o trabalho”, ressaltou Pedro. E acrescentou: “apesar das dificuldades, nós conseguimos a aprovação e vamos entrar em um novo universo. Estou empolgado para o início das aulas e espero que o dia chegue logo. A Universidade Federal é o sonho de qualquer estudante, seja da rede pública ou não”, frisou.


 



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