18/04/2024 20:36:54

28/01/2011 09:41:01

Restaurante do Parque Memorial Quilombo dos Palmares reabre neste sábado


Restaurante do Parque Memorial Quilombo dos Palmares reabre neste sábado
Restaurante da Serra da Barriga

Com agênciaalagoas // mirella costa

 

Um diferente cenário para desfrutar de momentos de lazer cultural e uma boa sugestão para conhecer a história de Alagoas e do Brasil é o Parque Memorial Quilombo dos Palmares, que fica na Serra da Barriga, em União dos Palmares.

Neste sábado (29), um novo atrativo do local será reinaugurado. O restaurante Kùuku-Wàana, que significa “Banquete Familiar”, em Bantu. O restaurante, que só funcionava em dias festivos, agora ficará aberto de quinta-feira à sábado, das 10h às 17h.

O Grupo União Espírita Santa Bárbara (Guesb) firmou um convênio com a Fundação Cultural Palmares para administrar o restaurante do local. O Governo de Alagoas, o Instituto do Patrimônio Histórico Nacional (Iphan) e a Prefeitura Municipal de União dos Palmares também apoiaram a reabertura do local. O convênio terá a duração de dois anos.

No restaurante serão servidos pratos típicos da culinária afro-brasileira. Abará, Acarajé, Ado, Amalá, Arroz de Auçá, Bobó, Caruru, Mugunzá, Quibebe, Feijoada, Omolocum, Omelete de Camarão, Vatapá, dentre outros, tudo com tempero natural, utilizando o pó de camarão seco como sal, inhame e macaxeira como ingredientes básicos.

Curiosidade - Na cultura afro-brasileira, a culinária tem uma dimensão que transcende o alimento. É uma oferenda da natureza aos seres vivos, e serve de elo de comunicação com os os ancestrais. Na cultura Bantu, a culinária é um dos elementos de restauração da força vital e mantém o equilíbrio entre os vivos e os mortos.

Solenidade - Uma solenidade marcará a reabertura do restaurante. A partir das 15h, será formada uma mesa com as autoridades dos Governos Federal, Estadual e Municipal e representantes da sociedade civil organizada. O grupo Inaê fará apresentanção cultural.

Durante o evento, haverá a primeira Concentração da Rota da Liberdade, com integrantes dos Moto Clubes de Alagoas, Sergipe e Pernambuco e a comercialização de artesanato da comunidade Muquém e do Guesb.

Serra da Barriga - A Serra da Barriga desenvolve o setor turístico e cultural do Estado. Ela está situada a cerca de seis quilômetros de União dos Palmares, que está, por sua vez, a 80 quilômetros de Maceió. Faz parte do Planalto Meridional da Borborema, unidade geomorfológica que compreende terrenos cristalinos submetidos à ação de clima quente e úmido, ocupando uma área verde de mais de 27 km quadrados.


 



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 27
Notícias Agora
Google News