19/04/2024 02:59:53

Municípios
26/01/2011 21:09:54

Delmiro Gouveia sediou o I Seminário de Mobilização Contra a Dengue no Sertão


Delmiro Gouveia sediou o I Seminário de Mobilização Contra a Dengue no Sertão
Delmiro contra a Dengue

Com cadaminuto // Fonte ascom

 

A Prefeitura Municipal de Delmiro Gouveia em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas promoveu ontem (25) o I Seminário de Mobilização Contra a Dengue no Sertão. O evento contou com a presença da Superintendente de Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado da Saúde, Sandra Canuto, e com o Secretário Municipal de Saúde, Adeilton Mafra. Representantes do Poder Judiciário e da Sociedade Civil organizada também compareceram as palestras.

 

O Seminário teve como objetivos principais conscientizar e instruir os profissionais da saúde sobre os riscos da doença e de que forma combater a proliferação do mosquito transmissor da dengue, o Aedes Aegypti. “A Dengue é uma doença séria que pode levar a morte. Comparada a AIDS ela pode ser muito mais agressiva e letal. Nos casos mais graves de dengue o paciente pode chegar a óbito em 48 horas.

 

Enquanto que a AIDS, se tratada, dá uma expectativa de vida muito maior.” Explicou Sandra Canuto, ao afirmar que a doença é banalizada por muitos profissionais da saúde. Durante sua palestra ela insistiu que diagnósticos precisos podem salvar muitas vidas.

 

Delmiro Gouveia sofreu uma epidemia de dengue em 2008. Na época, 2 pessoas morreram vítimas da doença. Esse ano o município está mais uma vez na linha de risco de desenvolver uma epidemia. Para evitar que muitas pessoas sejam infectadas pelo vírus, a Secretaria de Saúde Municipal em Parceria com a Secretaria Estadual vai intensificar as ações de combate ao mosquito. “Aplicação de inseticidas e larvicidas nas residências, distribuição de panfletos educativos e reforço da coleta de lixo, são algumas das atividades que iremos desenvolver”, disse Adeilton Mafra, Secretário Municipal de Saúde.

 

O Secretário lembrou que o sucesso da campanha não depende apenas dos agentes comunitários de saúde e de controle de endemias, mas deve ser uma ação em conjunto com toda a sociedade.

 

O Seminário contou ainda com a participação do Gerente de Agravos Não Transmissíveis e Fatores Ambientais do Estado, Charles Nunes, que falou sobre A Dengue em Alagoas e Delmiro Gouveia -2010 e 2011. Charles apresentou um panorama da doença e explicou sua origem, chegada e desenvolvimento no Brasil.

 

As palestras ministradas pela manhã foram direcionadas aos agentes comunitários de saúde e de controle de endemias. Na parte da tarde, médicos, enfermeiros e odontólogos foram capacitados pelos médicos infectologistas José Maria e André Constant.

 

Como Manter a Dengue Longe

 

O mosquito transmissor da dengue, o Aedes Aegypti, põe seus ovos em recipientes com água acumulada. Para que as residências não se transformem em criatórios do mosquito é preciso tomar alguns cuidados.


- Não deixar água acumular sobre a laje
-Manter o saco de lixo bem fechado
-Remover folhas, galhos e tudo que possa impedir a água de correr pelas calhas
- Manter a caixa d’água completamente fechada
-Jogar no lixo todo objeto que possa acumular água, como embalagens usadas, potes, latas, copos, garrafas vazias, etc.
-Trocar a água dos vasos de plantas e lavar bem o recipiente com escova e sabão uma vez por semana
-Encher de areia até a borda os pratinhos dos vasos de plantas


 



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 27
Notícias Agora
Google News