28/03/2024 14:56:05

Municípios
26/01/2011 20:47:53

MPF/AL denuncia ex-prefeito de Craíbas por sonegação de contribuição previdenciária


MPF/AL denuncia ex-prefeito de Craíbas por sonegação de contribuição previdenciária
José Pedro Farias: denúncia do MPF

Com maceioagora // Fonte PMF-Al

 

O ex-prefeito de Craíbas, José Jadson Pedro de Farias, está sendo processado pelo Ministério Público Federal (MPF) em Arapiraca por crime tributário, segundo denúncia oferecida à Justiça Federal nesta quarta-feira (26/01) pelo procurador da República Samir Nachef Júnior. A irregularidade gerou dois autos de infração no total de cerca de 1,8 milhão de reais, que já estão sendo executados pela Procuradoria da Fazenda Nacional.

 

De acordo com a denúncia do Ministério Público, a contribuição social previdenciária a ser paga pelo município acabou sendo reduzida no ano de 2005, uma vez que houve omissão de dados nas guias de recolhimento FGTS e Informações à Previdência Social (GFIP). Segundo o procurador da República, o prefeito deixou de informar o número real de servidores e sua respectiva remuneração.

 

O crime foi descoberto a partir de ação fiscal inciada em 2009, na qual José Jadson Pedro fora intimado a apresentar documentos, balancetes contábeis, folhas de pagamento, além da GFIP relativas ao período de janeiro à dezembro de 2005.

 

O MPF pede a condenação do ex-prefeito com base no art. 337-A, incisos I e III, do Código Penal Brasileiro. As penas previstas vão de dois a cinco anos de reclusão, além de multa. A denúncia tramita na 8ª Vara Federal da Seção Judiciária de Alagoas, em Arapiraca.


 



Enquete
Se fosse fosse gestor, o que você faria em União dos Palmares: um campo de futebol ou a barragem do rio para que não falte agua na cidade?
Total de votos: 93
Notícias Agora
Google News