26/04/2024 18:31:45

Alagoas
26/01/2011 00:47:22

Samu/Alagoas contará com desfibrilador automático


Samu/Alagoas contará com desfibrilador automático
Ilustração

Com agênciaalagoas //

 

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), por meio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), iniciou na segunda-feira (24) o treinamento dos profissionais (condutores socorristas e técnicos e auxiliares de enfermagem) sobre o uso do Desfibrilador Externo Automático (DEA). Com essa iniciativa, as unidades de Suporte Básico (USB) e de Suporte Avançado (UTI móvel) estarão equipadas com o novo aparelho. O curso está sendo realizado no Núcleo de Educação Permanente (NEP) e será encerrado na próxima sexta-feira (28).

 

Segundo o coordenador do Núcleo de Educação Permanente (NEP) da Central do Samu em Maceió, Carlos Adriano dos Santos e a enfermeira Karla Vanessa de Omena, toda noite será treinada uma turma com, pelo menos, 25 profissionais. O treinamento é obrigatório para todos os servidores que fazem atendimento em ambulância.

 

O Desfibrilador Externo Automático (DEA) é um equipamento utilizado para auxiliar a reanimação de pacientes com parada cardiorrespiratória (PCR). Segundo Carlos Adriano, no Brasil, cerca de 170 mil pessoas morrem todos os anos por falta de atendimento cardíaco imediato e por falta de monitoramento preciso, através desse aparelho. O aparelho vai auxiliar os profissionais para fazer os procedimentos de reanimação do paciente para evitar parada cardíaca.

 

“É a chamada morte súbita, que é a interrupção entre os sistemas elétricos e mecânico do coração”, destacou o médico do Samu, acrescentando que o problema clínico acontece subitamente, sem aviso prévio e pode ocorrer sem histórico de problemas cardíacos.

 

O diretor de Atenção Pré-hospitalar da Sesau, Iracildo Camelo, disse que em breve todas as ambulâncias, não só as USAs (que já têm um desfibrilador) terão o novo aparelho, inclusive as das Bases Descentralizadas e Regionalizadas (Samu nos municípios). A Secretaria já viabilizou a compra dos equipamentos. “O treinamento será estendido para os demais profissionais que atuam nas 25 Bases Descentralizadas, no interior do Estado”.

Durante a capacitação, as dúvidas dos profissionais sobre como utilizar, corretamente o novo equipamento. Para isso, o representante da Redmed (empresa que comercializa produtos destinados à área da saúde), Adailton Júnior explicou como manusear o equipamento com segurança.

 

Continuidade

 

Nos dias 31 de janeiro e 1º de fevereiro, a capacitação será destinada aos médicos e enfermeiros de Maceió. De acordo com coordenador do Núcleo de Educação Permanente (NEP) de Arapiraca, enfermeiro Rodrigo Almeida, os profissionais dos municípios vão realizar o curso a partir de fevereiro.




 



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 44
Notícias Agora
Google News