24/04/2024 18:14:18

Municípios
15/01/2011 14:55:08

Municípios do sertão e bacia leiteira terão primeiro aterro sanitário


Municípios do sertão e bacia leiteira terão primeiro aterro sanitário
Aterro sanitário


Com correiodopovo-al // kim emmanuel

 

Dezoito municípios do sertão e da bacia leiteira de Alagoas e região estão próximos de ver solucionados os problemas dos lixões que colocam em risco o meio ambiente e a saúde da população. Na segunda-feira, 17 de janeiro, às 10 horas, na sede da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), será firmado um convênio entre a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) e o Consórcio Intermunicipal para Gestão dos Resíduos Sólidos (Cigres), que reúne  municípios do sertão e da bacia leiteira de Alagoas, para construção do primeiro aterro sanitário gerido por um consórcio de municípios no estado.   Para a construção do aterro sanitário, serão investidos mais de R$ 3 milhões, sendo pouco mais de R$ 2.980 milhões da Codevasf a partir de recursos próprios da companhia e o restante como contrapartida do Cigres.

 

O Aterro Sanitário Regional da Bacia Leiteira e Sertão de Alagoas terá capacidade para atender aos 14 municípios consorciados e mais cinco municípios da região, com uma população de mais de 100 mil habitantes, o que constitui um marco relevante na destinação adequada do lixo, em consonância com a política nacional definida através da Lei nº 12.305/2010, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos. O Projeto pretende ser modelo para outras regiões do Estado de Alagoas. Ao todo, esses municípios produzem cerca de 66,7 toneladas de lixo por dia.

  

Para apoiar a operação do aterro sanitário, serão instaladas também unidades de transbordo e reciclagem em pontos estratégicos da região. As áreas degradadas pelos lixões em cada município serão recuperadas após a implantação do aterro sanitário.

 

O aterro sanitário gerenciado pelo Cigres da Bacia Leiteira e Sertão de Alagoas atenderá os seguintes municípios: Batalha, Carneiros, Dois Riachos, Jacaré dos Homens, Jaramataia, Major Isidoro, Monteirópolis, Olivença, Pão de Açúcar, Poço das Trincheiras, Santana do Ipanema, São José da Tapera, Senador Rui Palmeira, Belo Monte, Cacimbinhas, Palestina, Maravilha e Ouro Branco.

 

Para o superintendente regional da Codevasf em Alagoas, Antônio Nélson de Azevedo, a implantação do aterro sanitário da Bacia Leiteira e Sertão alagoano representa um marco na gestão dos resíduos sólidos no estado. “Reunir diversos municípios com o objetivo de discutir e buscar soluções para uma destinação correta do lixo é algo inédito em Alagoas. Como parceira dessa processo, a Codevasf aposta na iniciativa e financiará esse, que será o primeiro aterro sanitário gerido pelo conjunto de prefeituras. O saldo deverá ser extremamente positivo para a população e para o meio ambiente, que terá protegido os lençóis freáticos e o solo da região”, comemorou.

 

Já o presidente do Cigres, Carlos André Paes Barreto dos Anjos, prefeito de Olho D`Água das Flores, mostra-se satisfeito com mais um passo para a gestão adequado dos resíduos sólidos da região. “Com a construção do aterro, a principal beneficiada será a saúde da população do sertão alagoano e da bacia leiteira. Inclusive, já estamos com estudos junto ao Ministério do Meio Ambiente para implantação da coleta seletiva, que deverá aumenta a durabilidade das células do aterro sanitário”, explicou.

 

A implantação do aterro sanitário na região do sertão e bacia leiteira, área do vale do São Francisco alagoano, integra as ações do Programa de Revitalização da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, que prevê a eliminação de passivos ambientais representados pelo risco de contaminação das águas subterrâneas que alimentam os afluentes do “Velho Chico” em Alagoas.



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 41
Notícias Agora
Google News