19/04/2024 20:40:57

13/01/2011 22:10:04

A Polícia Militar de Alagoas estará reforçando o policiamento no município de União dos Palmares a partir do próximo domingo (16), quando se iniciam as festividades em homenagem à Santa Maria Madalena, padroeira da cidade, e a tradicional Procissão d


A Polícia Militar de Alagoas estará reforçando o policiamento no município de União dos Palmares a partir do próximo domingo (16), quando se iniciam as festividades em homenagem à Santa Maria Madalena, padroeira da cidade, e a tradicional Procissão d
Festa da Padroeira União


Com agênciaalagoas //

 

A Polícia Militar de Alagoas estará reforçando o policiamento no município de União dos Palmares a partir do próximo domingo (16), quando se iniciam as festividades em homenagem à Santa Maria Madalena, padroeira da cidade, e a tradicional Procissão do Mastro, presente na história da cidade há mais de 150 anos.

A previsão de público para o evento é de 25 mil pessoas e para reforçar o policiamento, além do efetivo do Pelopes e da Radiopatrulha do 2º BPM, a cidade receberá tropas do 6º Batalhão (Maragogi), Batalhão Ambiental, Batalhão Rodoviário (BPRv), Regimento de Polícia Montada (RPMon) e 2ª Companhia Independente (Novo Lino).

O policiamento – nas modalidades a pé, motorizado, trânsito e montado – será reforçado nos 14 dias de festa, no domingo (16) e dos dias 24 até 2 de fevereiro. A abertura da festa ocorre com a Procissão do Mastro, no dia 16, a partir das 14h, e segue com a realização de diversos shows artísticos ao longo dos dias até a procissão em homenagem à padroeira, a partir das 16h do dia 2, que encerra a programação.

De acordo com o comandante de policiamento do interior, coronel Luiz Bugarin, todo o planejamento foi pensado para que a festa ocorra dentro da normalidade e que a segurança da população esteja garantida. “Teremos o apoio de outras unidades que auxiliarão o 2º BPM. Além disso, o policiamento específico de trânsito e a Cavalaria também devem apoiar as guarnições na segurança do evento”, explicou.

História da Procissão do Mastro

A tradicional Procissão do Mastro ganha as ruas de União dos Palmares sempre no terceiro domingo de janeiro e acontece quando um mastro, doado por um fazendeiro da região, é colocado no início da Rua Juvenal Mendonça (Castelo Branco) e de lá é trazido nos braços dos fiéis até a Praça Basiliano Sarmento, onde é erguido em frente à Igreja Matriz, permanecendo neste lugar até o fim da Festa de Santa Maria Madalena.

A procissão, realizada desde o início dos festejos em homenagem à Padroeira, é acompanhada por milhares de pessoas e de formas bastante diferentes. Alguns palmarinos ainda preferem seguir a procissão de forma tradicional, a pé, mas outros, especificamente os mais jovens, preferem prestigiar a procissão indo de moto, motocicleta, carroça, cavalo ou bicicleta.

Segundo estudiosos, a penitência do mastro é uma forma de promessas serem pagas e uma forma de pedir novas graças à santa padroeira. O mastro é importante para os festejos, pois receberá no dia 23, durante a realização da procissão luminosa, a bandeira com a imagem de Santa Maria Madalena, simbolizando, assim, o início do maior evento religioso da Zona da Mata alagoana, a Festa de Santa Maria Madalena.



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 32
Notícias Agora
Google News