24/04/2024 21:33:44

24/09/2007 00:00:00

Brasil


Brasil

A primavera começou, oficialmente, às 6h51 deste domingo (23). A nova estação vai registrar índices de chuva abaixo do normal nas regiões Sudeste e Centro-Oeste, de acordo com Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Cptec-Inpe). A temperatura deve ficar acima da média histórica na maior parte do país.

 

No Rio, já é possível ver os primeiros sinais da estação das flores. Acácias, ipês, bougainvilles, damas-da-noite, jasmins, bromélias, marias-sem-vergonha e lírios são algumas flores a se espalhar pela cidade nessa época.

 Fenômeno meteorológico

O fenômeno La Niña é o responsável para que a famosa estação das flores seja mais seca do que nos anos anteriores no Brasil. A principal característica do La Niña é um esfriamento anormal nas águas superficiais do Oceano Pacífico Tropical, que causa alterações climáticas, segundo o Cptec.

 

Durante a estação das flores, normalmente há aumento na temperatura e o tempo fica mais chuvoso. O meteorologista Lincoln Alves, do Cptec, afirma que a tendência é de que as chuvas comecem na segunda quinzena de outubro na maior parte do país.

 Regiões

Nos estados de Amapá, Amazonas e Roraima, a ocorrência de chuvas deve ficar acima da média na nova estação. Nas demais áreas da Região Norte, a previsão é que os índices pluviométricos variem de normal a abaixo da média.

Nas regiões Centro-Oeste e Sudeste, as chuvas devem ficar abaixo do normal e as temperaturas devem ficar acima da média registrada nos outros anos.
Na Nordeste, as temperaturas devem ficar ligeiramente acima da normal. Já as chuvas devem ficar abaixo da normal em praticamente toda a região. Os índices devem ficar próximos do normal na faixa litorânea entre o Ceará e o Nordeste da Bahia.

No Sul, as chuvas podem ficar ligeiramente acima da normal, assim como as temperaturas.

Fonte G1



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 42
Notícias Agora
Google News