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10/01/2011 21:25:28

Educação em Pilar vive um novo tempo e tem se tornado referência em Alagoas


Educação em Pilar vive um novo tempo e tem se tornado referência em Alagoas
Ilustração

Com alemtemporeal //

 

A educação no município de Pilar vive um novo tempo. A cidade, 36 quilômetros distante de Maceió, tem se tornado referência no Estado com a implantação de programas que visam atender à população que mais necessita dos serviços públicos locais de forma plena e integrada.

O secretário municipal de Educação, professor Luiz Carlos Omena, conta que os índices têm melhorado significativamente a partir de uma gestão voltada para as necessidades específicas de casa região da cidade.

Além de criar um plano de ação direcionado às especificidades de cada localidade, a Secretaria elaborou um plano de atendimento integrado que abarca os três turnos, como o objetivo de atender os profissionais e a comunidade diante de suas mais variadas dificuldades. “Nossa sede fica aberta e à disponibilidade da população das 7h30 às 22 horas, se enquadrando nos horários de todos os que precisarem dos nossos serviços”, conta o secretário.

Ele diz também que o ano de 2010 foi concluído sem nenhuma pendência financeira. “O calendário de pagamento dos trabalhadores da educação foi concluído, inclusive com abono especial, que é o 14° salário dos trabalhadores”, complementa.

O município de Pilar possui 18 unidades de ensino; todas elas passaram por um processo de recuperação no último ano.

O transporte, de acordo com Luiz Carlos, é outro diferencial do município. A secretaria disponibiliza oito ônibus que levam estudantes das diferentes áreas da cidade para universidades na capital alagoana. Além daqueles que são levados para as unidades dentro do próprio município.

Educação Infantil

O município possui duas creches-escola, com um total de 110 alunos matriculados. Outra unidade deverá ser inaugurada em breve. As unidades oferecem conforto e uma estrutura recreativa voltada para o bem estar e aprendizado de crianças das mais diferentes comunidades.

Gestão Democrática

A diretora geral de ensino, professora Lúcia de Fátima, fala que os professores são orientados a trabalhar visando às necessidades de cada aluno. “Temos alunos especiais estudando em turmas normais, com professores capacitados a que oferecerem uma educação inclusiva”, explica.

Conta que capacitações periódicas são realizadas com o intuito de manter o profissional sempre atualizado dentro da sala de aula. A professora ressalta também a Gestão Democrática como um grande avanço da atual gestão. “Esse ano teremos eleições para a escolha dos representantes das unidades de ensino. A própria comunidade escolar é quem vai eleger quem ela quer que fique a frente das ações nas escolas. Um grande salto para a democratização da educação”, conta.

A coordenadora pedagógica da escola Jorge Barros, Adriana de Paulo, diz que a valorização do profissional foi a grande marca da administração do professor Luiz Carlos. “Antes era muito difícil o nosso acesso ao secretário ou seus assessores. Hoje em dia, a hora que a gente precisar eles estão aqui para nos atender”, desabafa, complementando: “o nosso rendimento em sala melhorou muito, porque nos sentimos reconhecidos”.


Projeto segundo Tempo

A diretora de ensino faz questão de destacar ainda o Projeto Segundo Tempo como a oportunidade de oferecer novas opções à crianças e jovens da rede municipal de ensino. “Pelo menos três vezes na semana os alunos participam de atividades lúdicas e esportivas fora da sala de aula, como uma forma de ocupar o tempo livre, promovendo saúde e diversão aliada à atividade física”, conclui.
 

 



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