25/04/2024 08:11:17

Municípios
10/01/2011 16:08:03

Recuperação das nascentes em Palmeira desperta interesse de órgãos ambientais


Recuperação das nascentes em Palmeira desperta interesse de órgãos ambientais
Ilustração

Com sertao24horsa // roberto gonçalves

 

O trabalho de recuperações de nascentes da Bacia do rio Coruripe em Palmeira dos Índios vem sendo foco de estudos e de visitas aos locais das nascentes recuperadas. Atraídos pelos resultados positivos pela natureza e a preservação do Meio Ambiente conseguidos com esta técnica de recuperação, que foi desenvolvida no estado do Paraná.
No ultimo final de semana a região do Amaro zona rural de Palmeira dos Índios recebeu a visita de Claudio Jorge Barbosa da Ouvidoria do Estado de Alagoas e atual Secretário de Educação do município de Mar Vermelho. Em companhia da Professora. Doutora, Cristina Azevedo, da Universidade Federal de Alagoas, ambos atraídos pela importância do projeto para a preservação dos mananciais na Bacia do Rio Coruripe.
Os visitantes foram recebidos pelo Secretario Municipal de Agricultura Luciano Monteiro e em seguida foram acompanhados pela Professora Josefa Adriana da Universidade Estadual de Alagoas – Uneal onde “In loco” a Professora fez a exposição da técnica de recuperação utilizada destacando os benefícios destas nascentes recuperadas para a comunidades rurais e a necessidade de preservação da flora para manter as nascentes.
O encontro foi acompanhado com muito entusiasmo pelos visitantes, a simplicidade da técnica e a eficácia do processo. Vendo “In loco” os resultados junto com depoimentos dos moradores, que estão radiantes de felicidade com a qualidade da água que hoje consomem.
Foi realizado na sede da usina Coruripe a última reunião do CRH CORURIPE, de 2010. O encontro contou com a participação dos integrantes do Comitê, no qual foi exposto o projeto Recuperação do Rio Coruripe (RECOR) – selecionado pela Petrobrás. O objetivo é o reflorestamento das regiões marginais do rio Coruripe nos municípios de Junqueiro e Teotônio Vilela, o projeto foi exibido pelo atual presidente da Usina Seresta.
Nesta reunião também foi mostrado o projeto que está sendo desenvolvido no alto Coruripe, pela Professora. Josefa Adriana (UNEAL), também integrante do Comitê. O projeto de recuperação de nascentes tem o apoio positivo em todo Estado e em Palmeira dos Índios do prefeito James Ribeiro (PSDB), um entusiasta desse projeto de recuperação de nascentes da Bacia do Rio Coruripe que tem sua nascente em Palmeira dos Índios na localidade de Coruripe da Cal.

 


Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 42
Notícias Agora
Google News