26/04/2024 04:13:28

Alagoas
07/01/2011 11:27:43

H1N1: Alagoas em alerta para evitar casos no verão


H1N1: Alagoas em alerta para evitar casos no verão
Divulgação

Com maceioagora // Fonte agência alagoas

 

O Estado de Alagoas é um dos destinos mais procurados pelos turistas durante o verão, ocasionando aumento de fluxo de turistas de várias regiões do Brasil e de diversos outros países. Para os técnicos da Secretaria de Saúde (Sesau), a chegada de turistas vindos de regiões frias como América Central e Europa deixa o Estado em alerta para evitar qualquer possibilidade do surgimento de novos casos de Influenza A (H1N1) durante este período. O controle nos portos e aeroportos de todo o Brasil é feito pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). E é justamente neste período de férias em que o vírus costuma circular com maior frequência.

Segundo a técnica da área de Vigilância Epidemiológica da Sesau, Claudeane Nascimento, não há motivos para pânico no Estado em relação à síndrome gripal. Desde o início da vacinação contra o vírus H1N1, em março de 2010, os casos da doença foram reduzidos significativamente. No entanto, a população deve manter os cuidados básicos de higienização das mãos. Além de manter o cuidado permanentemente contra a Influenza A, ainda se protege de outras doenças transmitidas pela falta de higienização das mãos.

Claudeane Nascimento afirmou que o retorno às aulas também é um período de maior transmissão. “As crianças retornam das férias, das viagens a outras partes do país ou ao exterior e têm um contato mais próximo. Abraçam-se mais, beijam-se no rosto com mais frequência. Por isso, manter a limpeza das mãos com o álcool gel, por exemplo, reduz ainda mais os riscos de transmissão do vírus”, orientou a técnica.

Em 2009, foram notificados em Alagoas 118 casos, dos quais 41 foram confirmados para o vírus H1N1. O maior número de casos foi registrado em abril. Não houve óbitos naquele ano. O coordenador do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS), Hebert Charles, informou que as equipes estão trabalhando em regime de plantão para garantir o monitoramento nas unidades. Para entrar em contato com o serviço, que funciona 24 horas, a população pode ligar para (82) 3315-2059 ou 8882-9752.

Já em 2010, foram notificados 90 casos, sendo 23 confirmados de gripe A e houve dois óbitos, um do sexo masculino e outro do sexo feminino. A maior parte dos registros aconteceu nos três primeiros meses de 2010, quando a vacina ainda não estava disponível à população.

Claudeane Nascimento explicou que a tendência é que, neste ano, sejam registrados menos casos que nos dois últimos anos. A Sesau está aguardando a liberação do calendário de vacinação contra o vírus H1N1 que será dada pelo Ministério da Saúde. “Acredito que o Ministério da Saúde deverá iniciar a vacinação em todo o país no primeiro trimestre de 2011. Em Alagoas, a Influenza A (H1N1) está sob controle. Tanto que o Ministério decretou o início da fase pós-pandêmica em agosto do ano passado”, lembrou.

 


 



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 43
Notícias Agora
Google News