25/04/2024 04:20:07

Municípios
06/01/2011 10:18:19

Japaratinga ganha fábrica de polpa de frutas


Japaratinga ganha fábrica de polpa de frutas
Ilustração

Com tudoglobal // Fonte agência alagoas

 

Já estão garantidos os recursos para instalação de uma unidade de beneficiamento de polpa de frutas em Japaratinga, no litoral Norte de Alagoas, ainda durante o ano de 2011. O valor investido pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), via Territórios, será de R$ 135 mil não-reembolsáveis.

 

A unidade será instalada por meio da Associação dos Produtores Agrícolas de Japaratinga, que ficará responsável pela gestão da fábrica. Inicialmente, a unidade irá beneficiar entre 70 e 80 produtores familiares, mas poderá atender a 300. Anualmente, poderão ser processadas até 200 toneladas de frutas, principalmente manga, mangaba e caju.

 

Mas segundo o engenheiro agrônomo Tertuliano Moreira, gerente da Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri) no litoral Norte, por meio do trabalho de assistência técnica, também será incentivada a produção organizada de maracujá, graviola e abacaxi para ser enviada à fábrica.

 

“A região tem grande potencial para produção de frutas, porque é abundante em água, tem muitos rios, é possível fazer irrigação, e tem solos férteis. A assistência técnica já está trabalhando na organização dessa produção”, frisou Tertuliano.

De acordo com ele, a produção de abacaxi no município de São Miguel dos Milagres está sendo uma das maiores dos últimos anos: 1 milhão de frutos. “A colheita se encerra este mês de janeiro”, informou. “Quando houver a fábrica em Japaratinga, parte dessa produção poderá ser enviada até lá”, afirmou Tertuliano.

Ainda segundo Tertuliano Moreira, Japaratinga foi o município escolhido para instalação da unidade por conta da localização geográfica, do interesse da gestão municipal e dos produtores.




 



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 42
Notícias Agora
Google News