25/04/2024 05:09:23

02/01/2011 15:24:54

Vereadores realizam eleição em praça , após presidente negar a chave


Vereadores realizam eleição em praça , após presidente negar a chave

Com cadaminuto // Fonte alagoas na net

"O ex-presidente tomou a chave do prédio e nos impediu de realizarmos a reunião na Câmara", disse o vereador José Ivan.

Vereadores da Cidade de Ouro Branco se reuniram nesta manha de sexta-feira (31) para uma sessão extraordinária para eleger a nova mesa diretora para o biênio 2011/2012.

Seria mais uma sessão habitual não fosse por um detalhe nada convencional, os vereadores realizaram-na ao ar livre em frente à Câmara Municipal de Vereadores. Isso porque o antigo presidente daquela Casa legislativa havia ficado com a chave não permitido assim que os outros edis realizassem a referida sessão.

O conflito

A discussão deu início no dia 9 de dezembro, quando numa sessão ordinária foi realizada uma eleição para a mesa diretora, desta vez dentro da casa legislativa, porém tendo como chapa os vereadores de situação que são: Roberto Tavares do Nascimento, José Robério da Silva, Eraldo Cabral de Teixeira e José Elissandro Soares Amorim. Esses elegeram a si próprios como mesa diretora, pois o restante dos cinco vereadores, de oposição, se abstiveram não votando assim na referida chapa.

De acordo com o Regimento Interno da Câmara de Vereadores de Ouro Branco, uma eleição poderia ser definida com a minoria simples numa votação no plenário, porém o artigo 24 da Constituição Municipal diz que apenas a maioria absoluta poderá eleger a mesa diretora, sendo assim invalidada a eleição do dia 9.

Com isso o restante dos vereadores, que compõem o grupo de oposição, formado por: Beneval Gomes Torres, José Ivan dos Reis, Alberto Carvalho Amorim, José Severino Silva e Mário Francisco, realiram uma sessão do dia 14 de dezembro anulando a eleição do dia 9, propondo que se realizasse uma nova.

"Mandamos um ofício ao presidente e ele não nos respondeu, alguns dias se passaram e nós procuramos o setor jurídico para nos auxiliar, daí fizemos um decreto legislativo anulando a eleição para promover outra." disse o vereador José Ivan dos Reis.

A reunião em praça pública

Junto com os vereadores o setor jurídico da Câmara de Ouro Branco, que tem a frente o advogado Ronilvo Vaz, atual vereador em Maravilha e o Assessor jurídico José Antônio Peixinho, após diversas tentativas de remarcar uma nova eleição decidiram realizá-la em frente a mesma.

A cerimônia foi acompanhada por diversos moradores que testemunharam ao ar livre uma sessão no mínimo inusitada.

"Enquanto estávamos realizando a sessão, vimos quando o antigo presidente passava em seu carro e olhava de longe a nossa movimentação. Ele tentou boicotar a reunião pedindo que seu filho passasse com seu carro e o som ligado nas proximidades, mas isso não nos abalou", disse um dos vereadores a nossa reportagem.

Após a reunião os vereadores concluíram seu ato, lavrando em ata todos os procedimentos e foram a rádio da cidade anunciar a nova mesa diretora agora composta pelos vereadores: Beneval Gomes Torres (Galego Machante) - Presidente, José Ivan dos Reis(Beto de Gonzaga) - Vice-presidente, Alberto Gonçalves Amorim - 1º Secretário e José Severino Silva - 2º Secretário.



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 42
Notícias Agora
Google News