25/04/2024 07:59:00

Política
01/01/2011 18:03:48

Dilma é empossada a 1ª mulher presidente do Brasil


Dilma é empossada a 1ª mulher presidente do Brasil
Dilma Rousseff

Com alagoas24horas // Fonte terra larissa borges


Aos 63 anos, a descendente de búlgaros Dilma Vana Rousseff foi empossada na tarde deste sábado a primeira presidente do Brasil. Após Dilma e o vice-presidente, Michel Temer, fazerem o juramento de compromisso constitucional, o presidente do Congresso, José Sarney (PMDB-AP), os declarou empossados.


Nascida em Belo Horizonte, estudou em colégios tradicionais da capital mineira e, aos, 16 anos, começou a se interessar por movimentos políticos. Durante a ditadura - época em que conheceu seus dois ex-maridos - integrou as organizações Polop (Política Operária), Colina (Comando de Libertação Nacional) e VAR-Palmares (Vanguarda Armada Revolucionária Palmares), foi torturada, presa e, após se recompor dos porões de chumbo na casa da mãe, Dilma Jane, começou a refazer sua vida em Porto Alegre.


Economista de formação, Dilma Rousseff iniciou formalmente na capital gaúcha a carreira de gestora que havia começado na clandestinidade como responsável pela infraestrutura dos movimentos esquerdistas dos quais participou. Foi secretária de Fazenda do pedetista Alceu Collares, diretora-geral da Câmara de Vereadores da capital gaúcha e secretária Estadual de Minas, Energia e Comunicação por duas gestões - Alceu Collares e Olívio Dutra.


Chegou ao governo Lula em 2003, início do primeiro mandato, mas cresceu politicamente em 2005 ao ser empossada ministra-chefe da Casa Civil, segundo cargo mais importante da República, em substituição a José Dirceu, que saiu do Planalto após o escândalo do mensalão. Como gestora de programas federais, coordenou projetos como o Minha Casa Minha Vida - de concessão de crédito para a construção de moradias populares - os programas nacional de etanol e de universalização de energia elétrica - Luz para Todos - além do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), principal conjunto de obras de infraestrutura dos dois mandatos petistas.

Em março de 2010 deixou o governo para encarar a corrida presidencial contra os adversários Marina Silva (PV) e José Serra (PSDB). A campanha, estréia da nova mandatária numa eleição, foi marcada por afirmações de que Dilma seria a favor do aborto, por ataques de setores da Igreja contra o voto na petista e pela troca de acusações entre sua equipe e a do principal adversário, o tucano José Serra. A Justiça Eleitoral, levada a dirimir ofensas e mediar direitos de resposta, chegou a reclamar da falta de propostas dos presidenciáveis nos programas eleitorais gratuitos.


No dia 31 de outubro de 2010, no entanto, Dilma Rousseff foi eleita presidente da República em segundo turno com 56,05% dos votos válidos, totalizando 55,7 milhões de votos.



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 42
Notícias Agora
Google News