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31/12/2010 00:48:51

Vereadores de União aprovam orçamento de R$ 59.273,852,75 para 2011


Vereadores de União aprovam orçamento de R$ 59.273,852,75 para 2011

antonio aragão //

Na ultima sessão plenária de 2010, os dez vereadores de União dos Palmares aprovaram por unanimidade os pareceres das comissões competentes que previamente concordaram com o orçamento de R$ 59.273.852,75 que deve ser dividido no ano de 2011 entre as 17 secretarias municipais, Câmara de Vereadores e Gabinete do Prefeito, cujo Projeto de Lei ao receber o endosso dos parlamentares conforme manda a lei, trouxe uma subdivisão: o orçamento fiscal soma R$ 42.446,121,47 e o orçamento complementar prevê R$ 16.827.731,28.

Sem nenhum veto a Lei que estipulou o orçamento, o Prefeito Areski Freitas teve delegado o poder de autorizar despesas até R$ 4.912,931,23 para a secretaria de Educação deverá dispor para o ano vindouro de R$ 14.817.589,23 oriundos do repasse federal mais a contrapartida do município de 4.594.141,10; Cultura terá orçamento de R$ 893.959,22; Agricultura, R$ 1.717.798,46; Infra Estrutura R$ 5.528,270,77; Esportes, R$ 275.355,91; Indústria e Comércio R$ 301.923,65: Assistência Social R$ 3.573.796,31; Saúde - repasse federal R$ 11.225.744,53: - município R$ 781.960,71; SAAE R$ 4.878,953,60; SMTT R$ 313.703,91; Meio-Ambiente R$ 326.020,17; Infância e Juventude R$ 709.392,00; Turismo R$ 891.000,00; Comunicações R$ 350.578,28; Gabinete do Prefeito: R$ 475.922,40, e finalmente, Câmara de Vereadores R$ 1.832.374,20.

Atualmente a administração do município tem vivenciado uma grave crise que praticamente parou a maquina administrativa (desde o surgimento de denuncias de superfaturamento na merenda escolar): o lixo se acumula nas ruas, os funcionários estão mal satisfeitos porque estão recebendo salários defasados (um dos menores do estado) e ainda lhes foram cortadas gratificações e adicionais; existem obras essenciais que carecem de cuidados emergenciais como reparos em grupos escolares e prédios públicos; a ‘Casa da Sopa’ nunca funcionou para amenizar o sofrimento dos menos favorecidos com uma refeição noturna; o Matadouro Público está em ruinas; as casas para os desabrigados sequer tiveram suas construções iniciadas e a secretaria de Obras está sucateada, o que contradiz com algumas secretarias que ostentam carros de luxo para transporte de secretários e funcionários graduados.

Para se ter uma ideia das carências, são utilizadas máquinas dos anos 70 e 80 na secretaria de Infraestrutura que aluga máquinas a terceiros onerado os cofres públicos, onde poderia ter as suas próprias; o lixo quando coletado é por tratores agrícolas atrelados a carroças, remontando aos idos dos anos 50/60; o SMTT existe apenas no papel, pois o transito na cidade é um caos; as filas são enormes em busca de remédios e receitas gratuitas nos postos de saúde, deles com departamentos sem funcionalidade como o Posto irmãos Nelson e Francisco no Bairro Roberto Correia de Araújo; há reclamação constante da comunidade sobre a iluminação pública, embora seja compulsório o pagamento da taxa de iluminação até em certos casos na zona rural; não existe na cidade um museu - o que tem é particular é está em ruinas - enfim, se espera que o ano de 2011 seja de tomadas de decisões do prefeito Areski Freitas, para que com sua equipe possa enfim realizar os dois últimos anos de mandato com obras efetivas, fazendo jus a seu ‘slogan’ de campanha: “Deixe o Homem Trabalhar”. Pelo menos o povo de União espera para o biênio 2011/2012.



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