20/04/2024 06:02:35

26/12/2010 21:20:56

Você sabe como o futebol chegou em Alagoas?


Você sabe como o futebol chegou em Alagoas?

Com realdeodorense // paulo victor correia e rafael

Nos poucos registros encontrados sobre a história do futebol alagoano, pode-se dizer que o esporte chegou a Alagoas em 1908, trazido por estudantes alagoanos que faziam cursos superiores em Recife e Salvador. Um desses estudantes foi Manoel de Melo Machado, aluno de Medicina que ao vir passar férias em Maceió convocou amigos para fundar o Alagoano Foot Ball Club.

Como não havia outro time no Estado, a primeira partida ocorreu entre as equipes Floriano, que contava com Manoel de Melo Machado no Time, e a Deodoro. A partida foi realizada na Praça 11 de junho, atual Parque Gonçalves Lêdo, no bairro do Farol, no dia 31 de março de 1908.

Ao final das férias, os estudantes voltaram para suas respectivas cidades, mas ninguém em Maceió se atreveu a jogar futebol, pois não sabiam como. Somente depois chegaram à capital, mais aprimorados, que puderam ensinar a modalidade esportiva que se tornaria o esporte mais popular do Estado.

A Federação Alagoana de Futebol (FAF) surgiu após o fracasso da Liga Alagoana de Desportos, quando os clubes sentiram a necessidade de criar uma entidade para reorganizar o futebol alagoano. Várias reuniões acontecidas nas sedes do Clube de Regatas Brasil (CRB) e Centro Sportivo Alagoano (CSA), com outros clubes, foram decisivas para oficializar a fundação da Coligação Esportiva de Alagoas (CEA) no dia 14 de março de 1927.

O primeiro presidente foi Otacílio Maia, ex-jogador do CRB, que logo de início enfrentou grandes problemas. Brigas internas, dirigentes que alteravam o regulamento do campeonato, para favorecer o seu clube, times que se afastavam por não concordar com a arbitragem. Como não havia regras disponíveis no mercado, os juízes das partidas eram dirigentes e alguns jogadores. Bastava ter apenas um conceito junto à sociedade. No ano de 1927, foi realizado o primeiro Campeonato Alagoano, tendo o CRB como campeão da competição.

Em julho de 1927, Otacílio Maia, resolveu filiar a CEA com a Confederação Brasileira de Desportos. Luiz Costa Filho, representante no Rio de Janeiro, tratou de organizar toda a documentação para dar entrada ao processo de filiação. Em setembro do mesmo ano, o presidente da CBD, solicitou a inscrição de Alagoas para disputar o Campeonato Brasileiro de Seleções, que seria iniciado em outubro. Com o apoio do governador Costa Rêgo, a delegação alagoana embarcou para a capital carioca. A primeira partida disputada foi contra a seleção do Pará. Mesmo com a derrota de 12 a 2, o goleiro alagoano Mendes foi considerado o melhor da partida.

Após sete anos, em 1934, passou a ser chamada de Federação Alagoana de Desportos e, posteriormente, no dia 14 de fevereiro de 1991, passou a ser, até então, Federação Alagoana de Futebol (FAF).



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 33
Notícias Agora
Google News