19/04/2024 10:30:32

14/12/2010 23:59:31

Estoque de sangue no Hemocentro de Alagoas é insuficiente para o Natal


Estoque de sangue no Hemocentro de Alagoas é insuficiente para o Natal

Com ojornal-al // fonte ascom-sesau-al

Mobilizando doadores. Diante da grande demanda de transfusões e da queda no número de doações durante os últimos 15 dias, o Hemocentro de Alagoas (Hemoal) não possui sangue suficiente para atender aos hospitais e maternidades durante o feriado do Natal. Por esta razão, a direção do órgão apela que os doadores fidelizados compareçam ao Hemoal e que os alagoanos com mais de 18 anos, peso superior a 50 kg e que estejam em perfeito estado de saúde, possam se candidatar à doação.

Até as 12h30 desta terça-feira (14), o estoque possuía apenas 115 bolsas, quando seriam necessárias no mínimo 300. Desse total, três apenas eram de sangue O Negativo, que por ser doador universal é o mais consumido, principalmente em ocasiões emergenciais, a exemplo de acidentes automobilísticos, quando as vítimas sofrem hemorragias.

Diante desta realidade, a diretora do Hemoal, Verônica Guedes, mostra-se preocupada, já que o consumo de sangue duplicou nos últimos dias. Enquanto isso, o percentual de doadores que comparecem ao órgão só vem diminuindo, o que deixa o Setor de Captação em alerta para atender aos hospitais e maternidades do Estado.

“O número de doações não consegue acompanhar a demanda transfusional das unidades de saúde. Para se ter ideia, apenas na última segunda-feira (13) o Hemoal dispensou 82 bolsas de sangue, quando em dias convencionais esse número não passa de 40. Isso significa um aumento superior a 100% no consumo diário, o que é muito preocupante, pois temos muitas festas, confraternizações e muitas pessoas em férias, aumentando os riscos de acidentes”, enfatizou.

Ela lembra que além de ter 18 anos, peso superior a 50 kg e boa saúde, os candidatos à doação não podem ter contraído doença de Chagas, Aids, sífilis e hepatite após os 10 anos. É necessário também portar um documento de identificação com foto, segundo especificação do Ministério da Saúde. As mulheres são proibidas de doar sangue apenas quando estão gestantes ou amamentando.

O Hemoal está localizado na rua Dr. Jorge de Lima, no bairro Trapiche, próximo ao Hospital Geral do Estado (HGE). O órgão funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, além de abrir aos sábados, das 8h às 12h. Para os doadores de sangue do interior do Estado, às doações podem ser realizadas no Hemocentro Regional de Arapiraca (Hemoar), que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14 às 18h.

Coleta externa – Nesta quarta-feira (15), o Hemoal realiza coleta externa no pátio da Eletrobras Distribuição Alagoas, antiga Ceal. O órgão está situado no bairro Farol, em Maceió, e a ação acontece das 8h às 16h. Na sexta-feira (17), a Unidade Móvel estará na Igreja Católica do Jacintinho, situada próximo às Delegacias de Roubos e Furtos e de Crimes contra Menores.



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 30
Notícias Agora
Google News