16/04/2024 15:21:13

14/12/2010 18:27:03

Inter perde para time do Congo e pela primeira vez um sul-americano está fora da final do Mundial


Inter perde para time do Congo e pela primeira vez um sul-americano está fora da final do Mundial

Com ig // marcelo rizzo e abu dhabi

Pela primeira vez na história de um Mundial de clubes chancelado pela Fifa, um time sul-americano está fora da decisão. E o culpado do vexame foi um time brasileiro, país com mais títulos em Copas do Mundo (cinco) e no próprio torneio por equipes desde que a entidade assumiu (3).

O Internacional perdeu para a zebra africana Mazembe, da República Democrática do Congo (128 no ranking da Fifa), por 2 a 0 em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos e está fora da disputa pelo título. Sempre a decisão foi entre um europeu e um sul-americano (com exceção de 2000, com outras regras, quando foram dois sul-americanos). Desta vez não será.

O Inter disputa no sábado, 13h de Brasília, o terceiro lugar, contra o perdedor de Inter de Milão e Seongnam Chunma, da Coreia do Sul, que jogam nesta quinta-feira, 15h de Brasília. A decisão ocorre também no sábado, 15h de Brasília.

Os mais de 4 mil colorados que foram ao mundo árabe deixaram o campo sem acreditar no que viam. Celso Roth falhou nas substituições e jogadores importantes, como D’Alessandro, Kléber e o talismã Giuliano jogaram muito mal.

Nervosos


O Internacional atacava e o Mazembe se defendia no início da partida. A torcida colorada que foi em bom número (público total foi de 22.131 pagantes) se empolgou com lances de velocidade, de troca de passes e imaginou a goleada. Em um lance de habilidade e rapidez, Tinga recebeu na esquerda e cruzou para Rafael Sóbis, que concluiu para ótima defesa de Kidiaba, o goleiro dançarino. Seria a melhor chance do Inter, logo no começo.

Aos poucos o ímpeto diminuiu. Talvez pela marcação forte do Mazembe, que batia com a mesma eficiência que marcava. D’Alessandro sumiu na direita, Kléber não dominava as bolas pela esquerda e Sóbis perdido no meio dos marcadores. O camisa 11 voltava para o meio de campo, no esquema 4-3-2-1 que Celso Roth adotou para marcar o adversário sob pressão, mas que não funcionava.

Tinga era o lúcido. Com toques rápidos, ainda conseguiu deixar Alecsandro primeiro, e depois Índio, em condições de marcar, mas não houve sucesso. O Mazembe contra atacava e no primeiro tempo a lentidão de Bolívar já preocupava. Em lance isolado pela esquerda, Kaluyituka correu muito mais do que o capitão colorado e quase fez o gol.

Tinga por Giuliano?
O Inter voltou com a mesma formação, mas com oito minutos tomou o baque: indecisão na zafa, entre Índio e Bolívar, e Kabangu dominou dentro da área e jogou a bola no ângulo de Renan, que só ficou olhando. Festa da bandinha do Mazembe, que via o jogo no meio dos torcedores gaúchos.

Na arquibancada, a torcida pediu Giuliano, o talismã da Libertadores (foi artilheiro, mesmo reserva, com seis gols). Roth aceitou a sugestão, mas tirou Tinga. O melhor do primeiro tempo saiu, em vez de Wilson Mathias, volante. Leandro Damião também entrou na vaga de Alecsandro,m que jogava muito mal.

Rafael Sóbis perdeu outro gol na frente do goleiro. Giuliano, pouco depois, também, dentro da área. O Inter demonstrava nervosismo e o goleiro fanfarrão Kidiaba virava herói em Abu Dhabi. Até jogada ensaiada dava certo, mas na hora da conclusão era um desastre (D’Alessandro perdeu gol quase na frente da pequena área. Chutou truncado).

Sem outro atacante no banco (somente três viajaram para os Emirados Árabes), Roth sacou Sóbis e colocou o garoto Oscar, 19 anos, meio de campo. O esquema passou a ser “todos atacam” e o Mazembe defende.

No contra-ataque, o campeonato acabou para o Inter. Kaluyituka dominou na entrada da área e bateu no canto esquerdo de Renan. Sem defesa. Era o fim de um sonho. Choro na arquibancada da torcida que mais valorizou um Mundial de Clubes na história. Pena que dentro de campo os jogadores não corresponderam.

FICHA TÉCNICA
TP MAZEMBE-RDC 2 x 0 INTERNACIONAL

Local: Estádio Mohammed Bin Zayed, em Abu Dhabi (Emirados Árabes Unidos)
Data: 14/12/2010, terça-feira
Horário: 14h (horário de Brasília)
Público: 22.131 pessoas
Árbitro: Bjorn Kuipers (HOL)
Auxiliares: Sander Van Roekel e Berry Simons (ambos HOL)
Cartões amarelos: Nkulukuta, Kasusula (TP Mazembe); Índio (Internacional)

GOLS:
MAZEMBE: Kabangu 8 minutos, e Kaluyituka, 40 minutos do segundo tempo

MAZEMBE: Kidiaba, Kasulula, Nkulukuta, Kimwaki e Mihayo; Bedi, Ekanga e Kasongo; Kaluyituka, Singuluma e Kabangu (Kanda). Técnico: Lamine Ndiaye

INTERNACIONAL: Renan, Nei, Bolívar, Índio e Kléber; Guiñazu, Wilson Mathias, Tinga (Giuliano) e D’Alessandro; Rafael Sóbis (Oscar) e Alecsandro (Leandro Damião). Técnico: Celso Roth




Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 24
Notícias Agora
Google News