16/04/2024 15:38:50

21/12/2010 01:08:15

Lixão volta a pegar fogo em União


Lixão volta a pegar fogo em União

antonio aragão //

Pela segunda vez no mês de dezembro, o lixão de União dos Palmares na Fazenda Camaratuba a menos de três quilômetros do centro da cidade voltou a estado de combustão, provocando uma densa nuvem de fumaça e um cheiro desagradável, o que em mais esta ocasião deixou os moradores da Fazenda Frios a arredores expostos a doenças desde respiratórias até infectocontagiosa, a espera de uma solução urgente sobre o problema que há anos se arrasta, contundo, sem receber a devida atenção das autoridades competentes, que para muitos, deveria vir em caráter de emergência já que envolve problemas de saúde coletiva.

Sobre o aterro sanitário, o repórter deste noticioso João Paulo escreveu o seguinte: “Na manhã desta terça-feira (14), foi realizada a segunda reunião acerca da resolução dos problemas dos lixões dos municípios dos vales do Mundaú e Paraíba, tema esse que já havia sido pauta de uma reunião ocorrida na semana passada na Secretaria Estadual de Meio Ambiente em Maceió.

A pauta desta reunião se resumiu na proposta do Consórcio de um Aterro Sanitário que abrangeria os 14 municípios dos vales Mundaú e Paraíba, atendendo uma população de 200 mil habitantes. Segundo estudos supõe que seriam construídos 02 aterros, com sedes em Murici e Atalaia, “porém carece de estudos avançados”.

A análise deste material para assinatura do Termo de Compromisso deste Consórcio será realizada em 17 de janeiro de 2011, na Associação dos Municípios Alagoanos – AMA, com os 14 prefeitos da Região dos Vales do Mundaú e Paraíba”.

No caso deste domingo, somente noticiado nesta segunda feira por problemas de ajuste no site, estamos mostrando a matéria, inclusive com imagens da Tv Tribuna (clique ao lado).

O fogo foi parcialmente debelado por uma guarnição do Corpo de Bombeiros de Maceió (União dos Palmares e a região da Mata de Alagoas não dispõem desse tio de prestação de serviços a exemplo de ICE, IML e Resgate, ficando a população a mercê da disponibilidade de pessoal e viaturas destes órgãos, ocasionando às vezes demoras de até cinco horas para o trajeto de apenas 75 km. (distância entre União dos Palmares e Maceió).

Apesar do esforço dos bombeiros, no meio da noite do domingo ainda havia vestígio de fogo e por consequência de fumaça no local.



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 24
Notícias Agora
Google News