29/03/2024 09:04:56

29/11/2010 23:57:46

O prazo final para vacinação da febre afotosa é até essa terça-feira


O prazo final para vacinação da febre afotosa é até essa terça-feira

Com cadaminuto // Fonte agência alagoas

União dos Palmares - A propriedade do agropecuarista José Machado de Almeida, em União dos Palmares, de aproximadamente 630 hectares e 780 cabeças de gado, o trabalho e o zelo com a aplicação da vacina antiaftosa começam logo cedo. Ciente de que o bom monitoramento dele e dos vizinhos - pequenos, médios ou grandes criadores - é indispensável para evitar qualquer ameaça de foco da doença, Machado é um dos agricultores que não dispensam a higienização e a rede de frios que acondicionam a vacina.

Acompanhado dos técnicos da Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal), o criador ensina: “A limpeza, o gelo, a temperatura da vacina e a troca de agulhas a cada cinco animais imunizados é eficácia assegurada na ação contra a aftosa”, atesta Machado, ao acrescentar:

“Graças a Deus que hoje quase todos estão conscientes de sua parte, de sua responsabilidade nesse processo, tanto nós como o governo”, acentuou.

O agropecuarista é um dos quase mil criadores que é monitorado pela Adeal na cidade e em mais cinco municípios da Zona da Mata que formam a força-tarefa montada pelo governo de Alagoas e os parceiros cujo objetivo é imunizar 1,18 milhão de animais na segunda etapa da vacina contra a febre aftosa. Na primeira, realizada em maio, aproximadamente 1,14 milhão foram imunizados, chegando a 96,3% de cobertura vacinal.

O prazo final para vacinação é na terça-feira (30).

Na fazenda de Machado e em milhares de outras espalhadas pelo Estado, os técnicos da Adeal fazem o que chamam de vacinação assistida ou lote de rebanho, como uma das ações fiscalizadoras exigidas pelo Ministério da Agricultura como um dos passos para que Alagoas possa alcançar em futuro próximo a classificação de zona livre da aftosa e expandir ainda mais os negócios de interesse do Estado e do país.

“Não é à toa que essa vacinação contra a aftosa é uma questão de saúde pública, porque a contaminação é absurda e mexe com toda a economia de um Estado, de um país. Uma falha e poderemos correr o risco de ver pelo ares todo um comércio, com o fechamento de frigoríficos e desemprego em massa em vários setores”, alerta Francisco David, fiscal agropecuário, ao lembrar do último caso ocorrido em Alagoas, em 1999.

“Foi desastroso. Se não tivéssemos feito o dever de casa, como estamos fazendo, o Estado estaria em uma situação muito delicada”, avalia Francisco.

Trânsito e cadastro são fundamentais

No caso de Machado e dos criadores com mais de dez animais, todos devem adquirir a vacina em uma loja agropecuária, até o próximo dia 30 de novembro, prazo máximo para imunizar os animais.

Após a aplicação, os criadores devem ir ao escritório da Adeal no município de sua propriedade com nota fiscal de compra, CPF, identidade e comprovante de residência para a declaração da vacina e atualização cadastral.

“Somos conscientes de que essa vacina é fundamental para a saúde pois só com a vacina contra aftosa em dia os animais podem transitar, serem comercializados ou participar de eventos agropecuários”, completa Jackson Palmeira, gerente regional da Adeal no seis municípios da Zona da Mata.
“E tão importante quanto vacinar é o criador completar sua ação com o cadastro atualizado”, destaca.

O gerente explica ainda que para movimentar os animais os criadores também têm que vacinar todo o rebanho. “Não pode haver declaração parcial. Se um animal não estiver vacinado, todos os outros ficam proibidos de transitar”, destaca.

Na questão cadastral, os criadores devem se deslocar aos escritórios da Adeal para fazer a declaração da vacina com a atualização cadastral.
“A atualização do cadastro serve para abastecer a base de dados da Adeal com as informações das 50 mil propriedades rurais do Estado. Entre os prejuízos para quem não vacina ou descumpre as regras passa é de ser considerado inadimplente e fica sujeito a multas. Não pode, ainda, retirar a Guia de Trânsito Animal (GTA), documento para o transporte e comércio de produtos animais.

Georreferenciamento - Outro item fundamental, explica Palmeira, é o georreferenciamento, umas das exigências do Ministério da Agricultura. Através dele, a Adeal tem conseguido localizar e monitoras as propriedades por meio do GPS, cuja ação une a vacinação em curso, cadastramento localização das propriedades (usando GPS) e a sorologia animal.

Com esse trabalho, a Adeal que até então tinha apenas 5% das propriedades georreferenciadas, hoje já está com praticamente 70% de todas as propriedades georreferenciadas.

Divulgação



Enquete
Se fosse fosse gestor, o que você faria em União dos Palmares: um campo de futebol ou a barragem do rio para que não falte agua na cidade?
Total de votos: 95
Notícias Agora
Google News