19/04/2024 04:14:42

29/11/2010 11:11:25

Entrou em vigor novas regras da Anvisa para compra de antibióticos


Entrou em vigor novas regras da Anvisa para compra de antibióticos

Com tudonahora // Fonte G1

Entrou em vigor neste domingo (28) as novas regras da da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para inibir a venda insdiscriminada de antibióticos nas farmácias.

Sempre foi necessária a apresentação de receita médica na hora de comprar antibióticos, mas, a partir de agora, será preciso deixar uma via da prescrição na farmácia, de acordo com resolução da Anvisa, publicada no dia 28 de outubro.

A prescrição médica para antibióticos terá dez dias de validade e deve estar em letra legível e sem rasuras. Também é necessário informar o nome do medicamento ou da substância prescrita sob a forma de Denominação Comum Brasileira (DCB), dosagem ou concentração, forma farmacêutica, quantidade e posologia; nome completo do paciente; nome do médico, registro profissional, endereço completo, telefone, assinatura e marcação gráfica (carimbo); identificação de quem comprou o remédio, com nome, RG, endereço e telefone; data de emissão.

Além disso, será anotada pela farmácia a data, quantidade e número do lote do remédio, no verso.
Na embalagem e no rótulo dos medicamentos contendo substâncias antimicrobianas deve constar, obrigatoriamente, na tarja vermelha, em destaque a expressão: "Venda sob prescrição médica - Só pode ser vendido com retenção da receita". A mesma frase deve constar com destaque na bula dos medicamentos.

Os fabricantes de remédios terão o prazo máximo de 180 dias para adequação quanto à embalagem, rotulagem e bula. As farmácias e drogarias poderão vender os antibióticos que estejam em embalagens sem as novas regras desde que fabricados dentro até o final deste prazo determinado. O descumprimento das determinações constitui infração sanitária "sem prejuízo das responsabilidades civil, administrativa e penal cabíveis".

O telefone da Anvisa para fazer denúncias de estabelecimentos que não estejam cumprindo a lei é o 0800 642 97 82. Denúncias podem ser feitas também através do site da Anvisa.

Ilustração



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 28
Notícias Agora
Google News