23/04/2024 23:33:00

15/12/2010 14:34:39

AL reduz investimentos em segurança pública


AL reduz investimentos em segurança pública

Com alagoas24horas // cláudia galvão

A violência voltou a ser foco em Alagoas após a divulgação do anuário do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, nesta terça-feira, 14, em São Paulo. O anuário, que está em sua quarta edição, compila dados sobre despesas com segurança pública, ocorrências criminais, efetivos policiais, presos provisórios, juventude e violência e atuação dos municípios na segurança pública e dizem respeito ao ano de 2009.

Segundo o relatório, Alagoas volta a liderar o ranking de violência, com 63,3 homicídios por 100 mil habitantes. Na outra ponta da tabela está o Estado de Minas Gerais, com 7,1 homicídios por cada 100 mil.

O anuário ainda traz um levantamento que está diretamente ligado ao número de crimes registrados no Estado. Segundo o levantamento, houve uma redução de 96% nas despesas de subfunção. Na prática, isso quer dizer redução nos investimentos de informação e inteligência das polícias. O segmento é sistematicamente citado pelo secretário de Defesa Social, Paulo Rubim, como principal foco de investimento do governo Tetotonio Vilela Filho (PSDB).

Outra questão apontada pelo relatório diz respeito à situação carcerária em Alagoas. E mais uma vez o estado aparece de forma negativa. Se nos demais estados da federação o índice de presos provisórios (não julgados) é de 45%, em Alagoas esse índice atinge os 60%. O levantamento atesta, ainda, que houve crescimento da ordem 21% da população carcerária em todo o país, contudo, este incremento não é tratado como eficiência policial e sim como saturação do sistema em decorrência da incapacidade da justiça em julgar o contingente de pessoas.

Os dados ainda apresentam os números de crimes absolutos registrados nos últimos dois anos, 2008 (2.064) e 2009 (1998). Todos os dados são baseados em números oficiais do Ministério da Justiça.



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 41
Notícias Agora
Google News