29/03/2024 06:30:39

26/11/2010 22:27:31

Palmeira dos Indios ganhará fábrica de beneficiamento de caju


Palmeira dos Indios ganhará fábrica de beneficiamento de caju

Com cadaminuto //

No próximo dia 15 de dezembro será inaugurada, em Palmeira dos Índios, uma fábrica de beneficiamento de caju, que deverá gerar cerca de 40 empregos diretos, 1 mil indiretos e ainda injetar cerca de R$ 2 milhões, por safra, na economia local. O empreendimento funcionará na antiga sementeira, desativada há cerca de 12 anos.

O caju, assim como a pinha, sempre foi uma cultura forte no município de Palmeira dos Índios e região circunvizinha. Empolgados com a cotação da castanha do caju, muitos produtores locais retiravam apenas a castanha e desprezavam o fruto, que apodrecia debaixo dos cajueiros.

Preocupados com o desperdício do fruto, o prefeito James Ribeiro (PSDB), juntamente com o secretário municipal de Agricultura, Luciano Monteiro, iniciaram discussões em torno da criação de mecanismos voltados ao aproveitamento da polpa do fruto, evitando assim o desperdício e gerando uma nova fonte de renda para centenas de famílias. Surgiu então o projeto denominado “Reciclando Caju”.

Na tarde desta quinta-feira (25), o secretário Luciano Monteiro recebeu a visita dos executivos Ricardo Macieira e Gerson Lôbo, da empresa sergipana Fruteb Serigy. Os três foram até o local onde irá funcionar a fábrica de beneficiamento do caju. Após vistoriarem a área ficou definido que ao término da conclusão dos trabalhos de recuperação da estrutura, a empresa deverá instalar todo o maquinário que fará parte da linha extratora de polpas.

Segundo Luciano Monteiro, o processo fará a separação dos principais componentes do fruto. Enquanto a polpa seguirá para Aracaju, o bagaço será direcionado aos produtores de gado de Palmeira dos Índios, uma vez que o bagaço será utilizado como complemento nutricional na ração dos animais.

“Todos os frutos sem castanha que antes se transformavam em adubo, agora virão para cá. Atualmente estamos com cerca de 500 produtores de caju cadastrados, indo desde ao que produz uma caixa ao que produz o suficiente para encher um caminhão. A compra desse caju deverá gerar cerca de R$ 2 milhões em divisas para o comércio local”, frisou o secretário.

A Prefeitura também estará disponibilizando pessoal capacitado para auxiliar cada produtor do município. Essas pessoas irão ensinar a forma correta de se retirar a castanha sem danificar o fruto, utilizando apenas um cordão e certa habilidade.

Além de Palmeira dos Índios, outros municípios da região também deverão ser contemplados, a exemplo de Estrela de Alagoas, Minador do Negrão e os pernambucanos Bom Conselho e Garanhuns.

Estão engajados no projeto a Prefeitura de Palmeira dos Índios, governo do Estado, Serigy Fruteb, Carpil, Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e Ministério da Integração Nacional, através da Codevasf.

Palmeira ganha nova indústria



Enquete
Se fosse fosse gestor, o que você faria em União dos Palmares: um campo de futebol ou a barragem do rio para que não falte agua na cidade?
Total de votos: 95
Notícias Agora
Google News