29/03/2024 02:30:24

26/11/2010 14:41:23

Vacinação beneficia pequenos criadores em Poço das Trincheiras


Vacinação beneficia pequenos criadores em Poço das Trincheiras

Com agênciaalagoas // veruscka alcântara

A mudança de Alagoas para a zona livre da aftosa com vacinação tem sido uma das principais metas do governo do Estado. Para alcançá-la, tem buscado alternativas eficientes para que a vacinação atinja todo o rebanho, como a doação de vacinas para produtores que possuem até dez animais.

No município de Poço das Trincheiras, região sertaneja de Alagoas, os criadores comemoram a iniciativa. “Estas doses são uma boa opção porque muitos não têm condições de comprar a vacina. É uma boa ajuda este trabalho que o governo estadual vem fazendo”, explica o produtor Irineu Guedes da Silva. Irineu é um dos 35 criadores que participaram da vacinação realizada no povoado Tapuio, nesta quinta-feira (25), onde cerca de 300 animais receberam as doses gratuitamente.

Quem também enfatiza a doação é Sebastião Quixabeira, dono de oito animais. “Se não fosse essas vacinas doadas a gente não tinha como vacinar os animais. Fico feliz em saber que o meu gado está vacinado”, disse.

Segundo Valmiro Gomes da Costa, extensionista da Secretaria do Estado da Agricultura e Desenvolvimento Agrário (Seagri), grande parte do rebanho do município já foi vacinado graças às doações e à implantação dos bretes de vacinação comunitários – locais onde as vacinas são aplicadas -, em parceria entre o Estado e a cooperativa de produtores.

“Além da doação da vacina pelo governo do Estado, o número de animais vacinados aumenta a cada etapa devido à praticidade que hoje temos com a instalação de bretes. Atualmente, temos no município 13 bretes, que nos permitem vacinar 500 animais em duas horas, o que antes se levava dias porque o animal tinha que ser laçado, além de ser perigoso e causar acidentes”, falou Valmiro.

Este sistema de vacinação também agradou aos produtores. “Antes era tudo mais complicado, mais difícil, a gente tinha que laçar o animal, era uma mão de obra danada. Agora não, ficou muito mais fácil e a gente vacina o rebanho todo bem rapidinho”, explica José Gracia Lima.

Além de proporcionar o acesso à vacina, o governo do Estado tem facilitado também a entrega das declarações. Durante a vacinação, técnicos da Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal) colhem as declarações e fazem atualização dos cadastros agropecuários dos criadores. “Quando o gado é vacinado, já colhemos os dados com os produtores e a declaração é feita na hora, sem precisar que ele se desloque para o escritório, gerando economia para o produtor e agilidade na coleta dos dados”, afirma a veterinária Flávia Regina.

“Isso facilitou muito nossa vida porque já vacina os animais e declara. Esta ideia foi muito boa porque a gente não tem que ficar andando para outro lugar”, disse a produtora Maria Ferreira Alves.

Para o técnico Valmiro, é por essas ações realizadas para o pequeno produtor que o município tem alcançado os índices de vacinação. “O governo do Estado tem dado o suporte necessário ao pequeno produtor, para que ele possa ter o seu rebanho vacinado, o que tem refletido no controle da doença no município”, destacou.



Enquete
Se fosse fosse gestor, o que você faria em União dos Palmares: um campo de futebol ou a barragem do rio para que não falte agua na cidade?
Total de votos: 95
Notícias Agora
Google News