28/03/2024 11:22:21

23/12/2010 13:49:47

Barra de Santo Antônio ganha base do Samu


Barra de Santo Antônio ganha base do Samu

Com agênciaalagoas // arnaldo santos

A população da Barra de Santo Antonio, assim como os turistas que visitam o município, passaram a contar, a partir desta quarta-feira (22), com o apoio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). A base inaugurada hoje faz parte do projeto de descentralização do serviço do governo do Estado.

O evento reuniu o secretário de Estado da Saúde, Herbert Motta, a prefeita Maria Cícera Mendonça (Ciçou), representantes do Samu e lideranças políticas da região. Enquanto em 2007, existiam apenas duas bases do Samu em todo o Estado, hoje os alagoanos já dispõem de 26 unidades distribuídas em todas as regiões de Alagoas. Nesta quinta-feira (23), será a vez do município de Rio Largo ser contemplado com o Samu.

A partir de hoje a região, que possui grande vocação para o turismo, passa a ser a primeira a contar com 100% de cobertura do serviço, oferecido 24 horas. Os municípios que possuem bases do Samu naquela região são União dos Palmares, Porto Calvo, Maragogi, São Luiz do Quintunde, Murici e Joaquim Gomes.

O secretário Herbert Motta destacou o trabalho que o governo do Estado vem desenvolvendo para fortalecer a saúde em Alagoas, principalmente com a descentralização dos serviços. Motta falou também sobre os recursos que a Sesau tem repassado para os municípios para investimento na área da atenção básica, como os recursos para a farmácia básica e a contrapartida para o Programa de Saúde Família (PSF).

"Somente com o apoio do governador Teotonio Vilela Filho e do secretário da Saúde, Herbert Motta, foi possível instalar esta base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência aqui no município. Agora, teremos assistência de urgência e emergência”, disse a prefeita, ressaltando a importância da parceria entre a Sesau e prefeitura para melhorias da saúde no município.

A Base Descentralizada do Samu de Barra de Santo Antônio vai beneficiar uma população de 14.228 habitantes, de acordo com o levantamento do último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A Base será regulada pelos profissionais da Central do Samu de Maceió. Isto significa dizer que todas as ligações que forem realizadas no município serão direcionas para Maceió, onde uma equipe de médicos faz a regulação dos atendimentos.

Inicialmente, as Técnicas Auxiliares de Regulação Médica (Tarms) recebem as ligações, fazem um cadastro e encaminham a ligação para os médicos de plantão para que seja feito o atendimento por telefone, se for o caso de orientação, ou o encaminhamento de uma ambulância, dependendo da situação de gravidade do(s) paciente(s).

Aeromédico e Neonatal - Além de uma ambulância do tipo Unidade de Suporte Básico (USB), a Base do Samu de Barra de Santo Antônio terá também o apoio da Ambulância do Serviço Neonatal, que é uma ambulância do tipo Unidade de Suporte Avançado (UTI Móvel) exclusiva para o transporte de bebês e gestantes com risco de morte; terá também à disposição o Serviço Aeromédico (UTI Aérea) que cobre todo o Estado de Alagoas, quando ocorrer acidentes graves que necessite do serviço.

Mais Samu – Nesta quinta-feira (23), a partir das 9h, o governo do Estado inaugura a Base Descentralizada do Samu do município de Rio Largo, a 27 km de Maceió. A Base fica localizada na Av. Presidente Fernando Collor de Mello, s/n, no bairro Antônio Luis de Souza.



Enquete
Se fosse fosse gestor, o que você faria em União dos Palmares: um campo de futebol ou a barragem do rio para que não falte agua na cidade?
Total de votos: 93
Notícias Agora
Google News