28/03/2024 16:24:20

20/11/2010 12:27:50

União festeja o Dia Nacional da Consciência Negra


União festeja o Dia Nacional da Consciência Negra

Com ojornal-al //

União dos Palmares festeja hoje o dia da Consciência Negra. Milhares de pessoas deverão visitar o local, que já abrigou o maior foco de resistência negra do Brasil. Para celebrar a data no município, a prefeitura e a Fundação Cultural Palmares organizaram uma vasta programação, que começou no dia 5 deste mês, na Serra da Barriga e no Parque Memorial Quilombo dos Palmares.

Dentro das comemorações do “Mês da Consciência Negra”, foi realizado na última quinta-feira o concurso “Beleza Negra de União dos Palmares”, na Praça Basiliano Sarmento. E na noite de ontem, a programação contou com apresentações musicais que aconteceram em um palco montado na praça.

Hoje, a abertura será com uma cerimônia em homenagem aos ancestrais (restrita), às 4h, na Serra da Barriga. Depois acontece o cortejo de visitação do Parque Memorial Quilombo dos Palmares, previsto para 8h, seguida de uma degustação afro-brasileira. Também está prevista a abertura da exposição “Filhos de Zumbi, filhos da consciência”, da fotógrafa Regina Santos.

Uma homenagem a Zumbi, com salva de tiros, está marcada para às 10h, seguida do lançamento do site do Parque Memorial Quilombo dos Palmares e pré-lançamento da edição especial da revista Palmares. À tarde, acontecem apresentações culturais, a partir das 13h. E às 15h está previsto o início do desfile cívico, na Avenida Monsenhor Clóvis Duarte. As apresentações artísticas começam às 17h, na Praça Basiliano Sarmento.

Para garantir a melhor acessibilidade aos visitantes e aos moradores da região, o Departamento de Estradas de Rodagem de Alagoas (DER/AL) concluiu a recuperação da estrada de acesso à Serra da Barriga. Os trabalhos começaram dia 5 e foram intensificados pelo órgão para que ficasse pronto hoje.

ZUMBI – O Dia da Consciência Negra refere-se à data do assassinato de Zumbi dos Palmares em 1695, imortalizando e reconhecendo-o como herói nacional. Esta data tornou-se um marco importante no calendário nacional, um momento estratégico para homenagear todos os guerreiros quilombolas que resistiram no Quilombo dos Palmares, ressaltando a identidade étnico-racial e a reflexão sobre a conjuntura do povo afro-brasileiro.

Imagem Ilustrativa de Zumnbí



Enquete
Se fosse fosse gestor, o que você faria em União dos Palmares: um campo de futebol ou a barragem do rio para que não falte agua na cidade?
Total de votos: 93
Notícias Agora
Google News