25/04/2024 03:14:49

19/11/2010 18:44:43

Vice-governador abre comemorações na Serra da Barriga às 9 horas em União


Vice-governador abre comemorações na Serra da Barriga às 9 horas em União

Com agênciaalagoas // wellington santos

O vice-governador José Wanderley Neto abre, oficialmente, às 9 horas deste sábado (20), a programação dedicada ao Dia Nacional da Consciência Negra em Alagoas. A celebração será aberta no Parque Memorial Zumbi dos Palmares, na Serra da Barriga, no município de União dos Palmares.

Na ocasião, o vice-governador será recepcionado pelo prefeito da cidade, Areski Freitas, e pelo secretário de Estado da Cultura, Osvaldo Viegas, com honras militares e aposição de coroa de flores na estátua de Zumbi dos Palmares, acompanhado por autoridades e líderes religiosos de matriz africana.

Um dos pontos altos será a apresentação do grupo cultural Ara Fun Fun, além da salva de tiros em homenagem ao líder negro e toque de silêncio (corneta) pela Polícia Militar de Alagoas.

Mas antes mesmo da abertura oficial, a celebração do 20 de Novembro terá como um das atrações o grande cortejo, que acontece a partir das 7h, e reúne vários grupos de religião de matriz africana, que caminham até a Serra da Barriga e atrai, inclusive, turistas.

Entre as autoridades presentes estarão o diretor do Patrimônio Afro-brasileiro, Maurício Reis, e o mestre Cláudio Figueiredo, da Fundação Cultural Palmares.

“Na programação do 20 de Novembro, teremos um momento bastante especial que só será revelado momentos antes da apresentação”, destacou Cláudia Puentes, da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), uma das organizadoras do evento.

Durante todo o dia, acrescenta Cláudia, haverá apresentações das mais diversas tendências do movimento negro alagoano e do Brasil, como o grupo “Mulheres do Axé”, que trará representação de personalidades religiosas de várias partes do Brasil.

“Esse, com certeza, será um momento de grande destaque porque é a terra mãe Alagoas, berço de um dos grandes momentos da história do movimento negro no Brasil, abraçando outras vertentes espalhadas pelo país na celebração da diversidade na Serra da Barriga”, completou Cláudia.

Ainda durante todo o dia, orquestra de tambores, fanfarras; grupos de capoeira; grupos afros como o Afro Caeté; Filhos de Zumbi; Malungos do Ilê; Sururu de Capote; Coite D’Airá; Muzimba, entre outros, se revezarão nas apresentações.

Por volta das 15 horas, está programado um grande desfile cívico-militar e estudantil na Avenida Monsenhor Clóvis, com particpação da banda da PM.

Na oportunidade, no mesmo horário, estão programadas apresentações em várias escolas municipais de União dos Palmares de projetos como o “Conhecendo a Nossa História – União dos Palmares” e o “Discriminação rima com não”.

Comerações Consciência Negra



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 42
Notícias Agora
Google News