18/04/2024 21:06:38

15/11/2010 22:23:05

Proclamação da República é celebrada em Marechal Deodoro


Proclamação da República é celebrada em Marechal Deodoro

Com alagoas24horas // cláudia galvão - Fonte agência alagoas

Berço de presidentes da República, entre eles do proclamador, Marechal Deodoro da Fonseca, a cidade que leva o seu nome sediou as comemorações pelos 121 anos da proclamação da República do Brasil nesta segunda-feira, 15. A solenidade oficial contou com a transmissão do cargo do chefe do Executivo, além de mudança da sede do governo.

Ao transmitir do cargo, o governador em exercício José Wanderley Neto fez questão de destacar ‘o novo modelo administrativo’ implantado pelo governador Teotonio Vilela Filho (PSDB), apontando que Alagoas vive um novo e decisivo momento da sua história.

Já o prefeito Cristiano Matheus, anfitrião do evento, fez questão de destacar a importância de Marechal Deodoro para a história de Alagoas e do país, como primeira capital alagoana e como terra natal do proclamador da República. O prefeito ainda fez elogios ao governador Teotonio Vilela, dizendo que “só se conhece um homem público quando este homem é testado nas ruas”. O prefeito fez questão de elogiar a administração de Vilela.

Vilela, por sua vez, destacou em seu discurso a importância histórica e turística de Marechal Deodoro. O governador reeleito disse que governa para todos os municípios, mas garantiu que Marechal possui importância estratégica, uma vez que possui importante parque arquitetônico para a humanidade, além de ser polo industrial e turístico.

"A transferência da sede do poder para Marechal é uma forma de ressaltar a importância da cidade e de valorizar nossa hirória e a do país", avaliou Vilela, anunciando que pretende encaminhar à Assembleia Legislativa de Alagoas projeto de lei que altera a sede do governo todo dia 15 de novembro.

O governador destacou as obras que estão em andamento no município e garantiu que o desenvolvimento da região está ligado ao crescimento de Marechal Deodoro. Vilela assinou o ato de Instalação do Governo Estadual e despacha durante todo o dia na cidade.

As comemorações prosseguem durante todo o dia com desfile cívico-militar, ações sociais, mutirão para emissão de documentos e ações educativas. A programação será encerrada às 17h, com a entrega da Medalha do Mérito da República Marechal Deodoro da Fonseca. Em Maceió, às 20h, acontece a solenidade em comemoração aos 100 anos do Teatro Deodoro, evento que encerra as festividades do dia.

Proclamãção da República



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 27
Notícias Agora
Google News