28/03/2024 23:35:05

18/09/2007 00:00:00

Interior


Interior

Um consórcio intermunicipal para geração de trabalho, renda e ações de segurança alimentar é uma das saídas para a erradicação da miséria e fome em muitas cidades. Em Alagoas, o projeto pioneiro reúne as cidades de Porto de Pedras, Maragogi, Campestre e Barra de Santo Antônio.

Quarenta famílias estão sendo organizadas para desenvolver um projeto de criação de galinhas caipiras visando a subsistência, o comércio do produto em supermercados e em feiras livres e a própria aquisição pelos municípios para inclusão na merenda escolar.

O projeto é uma resposta aos problemas sociais existentes e identificados pelo Fórum do Consad/al e já recebeu aprovação do MDS. A expansão do consórcio para outras cidades do litoral Norte foi discutida hoje, em reunião na Associação dos Municípios Alagoanos (AMA).

O coordenador regional Nordeste 1, do Ministério do Desenvolvimento Social, Nelson Luiz de Melo apresentou as propostas do Consad e ouviu do presidente Rogério Farias, a necessidade de agilização dos recursos para que o projeto inicial possa começar e atrair a adesão dos demais prefeitos.

O Consad é um arranjo territorial apoiado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) com recursos para o combate a pobreza através de ações agro-alimentares. O enfoque territorial leva em conta, principalmente, os índices de desenvolvimento humano municipal.

A idéia é mostrar que, com parceria e cooperação, é possível acabar com a fome e promover o desenvolvimento das regiões. São iniciativas que aproximam os municípios da meta de garantir alimentação regular e de qualidade a todos.

Atualmente encontram-se implantados 40 consórcios envolvendo 576(quinhentos e setenta e seis) municípios e uma população de dez milhões quinhentos mil quinhentos e trinta e cinco habitantes comendo mais e melhor.

O projeto no litoral Norte será executado em parceria com as secretarias estaduais de Agricultura e Pesca, e de Assistência Social.

Fonte: AMA



Enquete
Se fosse fosse gestor, o que você faria em União dos Palmares: um campo de futebol ou a barragem do rio para que não falte agua na cidade?
Total de votos: 94
Notícias Agora
Google News