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14/11/2010 22:03:32

Primeiro trecho da duplicação da AL-101 Sul estará pronto em dezembro


Primeiro trecho da duplicação da AL-101 Sul estará pronto em dezembro

Com cadaminuto // emanuelle oliveira

A duplicação de 25,8 km da rodovia AL 101 Sul segue avançada e o novo trecho duplicado, que compreende o Francês em direção a Barra de São Miguel.deve ser concluído até o final do ano. O projeto prevê a construção dos viadutos do Detran, Francês e da Barra de São Miguel e a ampliação das pontes do Mundaú, Massagueira, Maceiozinho - esta que deve terminar em 15 dias - e Niquim, que deve ser entregue à população no início de janeiro de 2011.

Segundo o diretor de Planejamento do Departamento de Estradas de Rodagem de Alagoas (DER/AL), Sebastião Mota os serviços de terrapalanagem da ponte entre a sede do Detran e o trevo do Pólo também estão acelerados, além do avanço na drenagem para a construção do viaduto do Francês e da Ponte do Mundaú, que teve 30% de suas fundações (alicerces) concluídas.

“Ainda é preciso esperar um período de recuperação do concreto da rodovia, entre 30 e 40 dias. Houve atraso, por causa das questões ambientais, além de outras etapas do projeto, como as audiências públicas, para discutir os entraves sociais. O estado não recebeu o repasse de 45 milhões do Ministério do Turismo, além dos 5 milhões de contrapartida. Mas, o governo fez um convênio com o BNDES. Essa é a única pendência do Lula com Alagoas”, lembrou.

Mota ressaltou a melhora que o trânsito na região terá após a conclusão da obra, já que devido à demanda pelas praias do Litoral Sul a região começou a apresentar congestionamentos. “Essa rodovia já apresentava um nível de serviços ultrapassado, principalmente no final de semana, por causa do fluxo de veículos. Quando o DER identificou isso começamos o projeto para duplicação”, afirmou.

AL 101 Norte

Sebastião Mota contou que desde 2007 existe o projeto básico para duplicação da AL 101 Norte, ligando Maceió à Barra de Santo Antônio. No entanto, são necessárias atualizações e recursos para que a obra seja licitada. O diretor do DER lembrou a construção de empreendimentos na região, o que causou aumento no fluxo de veículos, demandando ainda mais a duplicação.

“Tem também a consolidação do Porto de Suape, ao qual essa rodovia dá acesso. O tráfego de caminhões pesados ou que transportam cana-de-açúcar das usinas da região, além de carros de passeio é intenso. Mas, tem que se pensar no meio ambiente e nas desapropriações, já que a área de Riacho Doce é muito ocupada”, afirmou.

Pensando em não afetar totalmente a vida dos moradores das imediações da AL 101 Norte, a atualização no projeto do DER para a duplicação da rodovia deverá ser feita com um contorno, inclusive em Paripueira. Até dezembro esse estudo deve ser concluído, com as diretrizes e o orçamento.

“Nossa intenção não é causar problemas, apesar de tudo que a obra exige. Até dezembro devemos concluir esse estudo, com as diretrizes e o orçamento. Isso inclui várias obras, como um viaduto no Sítio São Jorge, além de outros trabalhos na região de Jacarecica e Riacho Doce e ainda, para atender a macrodrenagem do Tabuleiro e dar uma nova vazão. Mas, é preciso uma reestruturação do ponto de vista hidráulico e não estrutural”, informou.

Trecho tem 25 kms.



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