18/04/2024 18:25:56

13/11/2010 17:18:38

Os colecionadores de histórias


Os colecionadores de histórias

Com agênciaalagoas // jamylle bezerra

O Estado de Alagoas tem 65 comunidades remanescentes de quilombos. Destas, 50 já estão certificadas pela Fundação Cultural Palmares e outras 15 foram mapeadas pelo Instituto de Terras e Reforma Agrária de Alagoas (Iteral) e estão em processo de estudo para a certificação. O documento assegura aos integrantes das comunidades quilombolas os direitos constitucionais de propriedade sobre a terra em que vivem e o acesso a políticas públicas específicas.

A menos de 10 km do município alagoano de União dos Palmares, 135 famílias de remanescentes de quilombo convivem em harmonia, sobrevivendo do corte da cana-de-açúcar e do artesanato feito com barro.

São 540 pessoas que mostram força, coragem e muita disposição para crescer e melhorar de vida. Assim vive a comunidade de Muquém, que foi protagonista de uma das histórias mais emocionantes na luta pela sobrevivência durante a enchente ocorrida no último mês de junho, quando várias cidades alagoanas foram atingidas.

Da tragédia, restaram as histórias. E elas são muitas. Estão na ponta da língua de todos os moradores da comunidade quilombola. Era fim de tarde, quando a água vinda do rio começou a subir e a invadir Muquém. Nem todos conseguiram deixar suas casas e procurar um lugar seguro a tempo e a alternativa encontrada pelos moradores foi subir nos galhos de uma jaqueira. Cinquenta e duas pessoas – entre crianças, jovens, adultos e idosos – ficaram cerca de dez horas em cima dos galhos da árvore, passando frio, fome e sede.

Dona Albertina conseguiu sair de casa quando a água ainda não havia subido, mas antes de pensar em salvar a própria vida, ela pensou como uma verdadeira líder e levou consigo, para um lugar seguro, o documento concedido pela Fundação Palmares, que reconhece o Muquém como uma comunidade remanescente de quilombo. “Foi a única coisa que eu salvei. Perdi tudo o que eu tinha dentro da minha casa, que está condenada pela Defesa Civil”, afirma.

Cerâmica do Muquem



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 27
Notícias Agora
Google News