25/04/2024 15:09:57

12/11/2010 02:08:42

Adeal doa vacina contra aftosa a pequenos criadores


Adeal doa vacina contra aftosa a pequenos criadores

Com agênciaestado //

No escritório da Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal) de Santana do Ipanema a movimentação começa cedo. Às 7h30 criadores já ocupam a recepção, com gelo e isopor na mão, para buscar a vacina antiaftosa.

Durante toda a segunda etapa da Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa, que acontece até o dia 30 de novembro, será assim. Quem tem até dez animais recebe a vacina do governo do Estado.

"Desde que começou a ser obrigatório, eu vacino meus animais com a vacina do governo. Acredito que a vacina doada seja importante não só pra mim, mas para muita gente", diz José Jacinto da Silva, dono do sítio Salgadinho, onde cria nove bovinos.

Nesta etapa, 165 mil doses serão doadas. Destas, 63 mil são destinadas a criadores da região de Santana do Ipanema. "Muitas das propriedades da região são de pequenos criadores. O trabalho de doação e aplicação de vacinas é grande", afirma Edivan Santos, gerente regional da Adeal em Santana do Ipanema.

Grande parte das vacinas doadas são também aplicadas. Em diversas comunidades a Adeal reúne os animais de todos os criadores em uma única propriedade para a aplicação da vacina. "Cada comunidade possui um mobilizador, que vai de propriedade em propriedade convocando os criadores para o dia da vacinação", explica Edivan.

Apenas na quarta-feira (10), cerca de 300 animais foram vacinados na comunidade Barro Vermelho, em Poço das Trincheiras. "Além da aplicação das vacinas, durante as mobilizações os técnicos da Adeal colhem as declarações e fazem a atualização dos cadastros agropecuários de todos os criadores", destaca o diretor-presidente da Adeal, Manoel Tenório.

Criadores com mais de dez animais, devem adquirir a vacina em uma loja agropecuária, até o próximo dia 30. Após a aplicação, os criadores devem ir ao escritório da Adeal no município de sua propriedade com nota fiscal de compra, CPF, identidade e comprovante de residência para a declaração da vacina e atualização cadastral.

Além de ser fundamental para a saúde, só com a vacina contra aftosa em dia os animais podem transitar, serem comercializados ou participar de eventos agropecuários.

Governo doa vacina aos pequenos criadores



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 43
Notícias Agora
Google News