26/04/2024 07:01:21

17/09/2007 00:00:00

Alagoas


Alagoas

‘Salve, ó terra vitoriosa! Glória a terra de Alagoas...’ Foi ao som do Hino de Alagoas – cuja letra é de Luiz Mesquita e a música de Benedito Silva – que mais de cinco mil pessoas entre estudantes, PM’s, autoridades e convidados acompanharam o desfile que comemorou os 190 anos da Emancipação Política do nosso Estado. O evento começou com mais de uma hora de atraso, reuniu dezenas de autoridades e emocionou o público presente ao fazer uma homenagem ao folclorista Théo Brandão.

A banda da Polícia Militar de Alagoas fez a abertura de cerimônia em homenagem ao quase bicentenário da Emancipação Política. Depois de tocar o Hino de Alagoas, ela deu passagem para os alunos do Colégio Estadual Tiradentes, formado por filhos de militares da PM e do Corpo de Bombeiros, que abriram o desfile.

“Essa é uma data cívica. Acompanho todos os anos e nunca quero deixar de vir. Este ano trouxe minhas duas netas, elas estão encantadas”, disse a professora Maria Eunice Barros Lima.

Na seqüência, desfilou um pavilhão especial que trouxe para as ruas as bandeiras dos 102 municípios alagoanos. Em seguida, vieram as demais escolas públicas, de Maceió e do interior do Estado.

De acordo com dados da Comando de Policiamento da Capital, mais de 15 mil pessoas acompanharam o desfile.

Homenagem a Théo Brandão

A Escola Judith Paiva trouxe um desfile colorido e que lembrou a história do médico e folclorista Théo Brandão. Um carro enfeitado com as cores azul e vermelho, símbolo de Alagoas, estavam com estudantes vestidos de guerreiros e de outras vestimentas típicas dos folguedos da terra.

Todas as demais escolas também fizeram homenagens a cultura alagoana e falaram do Guerreiro, Côco de Roda, Chegança, Pastoril, Reizado Baianas etc.

Especiais

E o desfile teve espaço para todos. Estudantes portadores de deficiências invadiram a avenida da Paz e fizeram bonito, sendo aplaudidos de pé pelos convidados da arquibancada.

Eles foram representados pela Escola de Cegos Ciro Acyolli, Centro Especial Lourdinha Vieira, Centro de Apoio Pedagógico e de Atendimento a Pessoas com Deficiência Visual Erivalda Lima Tavares e da Adefal.

Crianças

As crianças deram um brilho especial à festa. A Escola Estadual Ozório de Macedo Lima, da cidade de Rio Largo, provocou sorrisos e a admiração dos presentes a trazer no seu pelotão de frente uma baliza de apenas cinco anos. “Eu adoro”, resumiu a pequena Yasmim.

Théo Brandão

Se estivesse vivo, Théo Brandão teria completado no último dia 26 de janeiro 100 anos. E foi para homenagear o centenário do maior apaixonado pela cultura alagoana que o governo do Estado resolveu dar ao desfile de 2007, o tema ‘Théo Brandão’.

Théo Brandão foi médico, professor, gestor público e folclorista.

Escreveu várias obras falando sobre a cultura de Alagoas: Folclore de Alagoas, Folguedos Natalinos de Alagoas, Trovas Populares de Alagoas, O Reizado Alagoano, O Guerreiro e O Pastoril. Além disso, deixou centenas de artigos e ensaios publicados em revistas e jornais do Estado. Toda a sua obra continua contribuindo para estudos sobre o folclore e a antropologia de Alagoas.

Galeria




Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 43
Notícias Agora
Google News