18/04/2024 01:53:43

10/10/2010 00:00:00

Municipios


Municipios

Com maltanet //

Foi lançada na última quinta-feira (7), em Santana do Ipanema, uma campanha para ampliação da cobertura da realização do teste do pezinho.

Atualmente a cidade conta com cerca de 60% de cobertura, com a realização da campanha o objetivo é ampliar esse valor para no mínimo 80%.

O evento foi realizado no Tênis Club Santanense e contou com a presença de profissionais de saúde da cidade de Santana e convidados dos municípios de Cacimbinhas, Senador Rui Palmeira e Poço das Trincheiras.

Após a solenidade de abertura, realizada pela prefeita Dra. Renilde Bulhões, aconteceu uma capacitação dos profissionais ministrada pela Dra. Fátima Cunha, coordenadora do laboratório da área específica em triagem neonatal da Maternidade Escola Santa Mônica.

Dra. Fátima ressaltou a importância da realização do exame entre o 3º e o 7º dia de vida da criança, visto que nesse período a pele do bebê está mais fina e o exame é mais rápido e menos doloroso.
Outra questão abordada foi à descentralização da coleta, que passará com a capacitação dos profissionais a acontecer nos PSFs. “Muitas mães são alertadas do teste do pezinho mais acabam não voltando ao hospital para fazê-lo, com a possibilidade de realizá-los nos postos de saúde teremos um ganho significativo na cobertura do exame”, afirmou a coordenadora da atenção básica, Normanda da Silva Santiago.

Após a capacitação aconteceu um mutirão para realização do exame, várias coletas foram feitas, inclusive pelos profissionais recém capacitados.



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 27
Notícias Agora
Google News