28/03/2024 09:26:53

03/10/2010 00:00:00

Brasil


Brasil

Com G1 // débora santos-brasilia

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Ricardo Lewandowski, afirmou neste domingo (3) que alguns candidatos barrados pela Lei da Ficha Limpa foram “repudiados” pelos eleitores. Em entrevista coletiva, Lewandowski fez um balanço do primeiro turno das eleições e anunciou oficialmente que a disputa para presidente da República será definida no segundo turno, marcado para 31 de outubro.

“Em alguns estados verificamos que os candidatos que foram barrados pela Lei da Ficha Limpa foram repudiados pelos eleitores. Independentemente do resultado final sobre a ficha limpa no Supremo Tribunal Federal, estamos convencido que essa lei prestou serviço importante população, que respondeu barrando vários candidatos”, disse Lewandowski.

O presidente do TSE destacou a agilidade da apuração nestas eleições. Segundo ele, 5 horas depois de terminada a votação já havia 96,83% dos votos apurados. “Em tempo recorde, quatro horas depois de iniciadas as eleições já logramos ter um quadro geral das eleições, resultado provável. Isso graças à organização da Justiça Eleitoral e da tecnologia pioneira por ela utilizada”, disse.

Questionado sobre a votação expressiva de candidatos, como Tiririca (PR-SP) – eleito deputado federal com mais de 1 milhão de votos – o presidente do TSE classificou o fenômeno como “manifestação transitória”.

“Esses são votos que devem ser encarados como uma forma de manifestação da vontade popular transitória. Comparados com votos da grande maioria dos políticos que têm propostas concretas, não parece ser um fenômeno ao qual se deve dar um peso muito grande”, disse Lewandowski.

O índice de 0,5% das urnas substituídas por apresentarem defeitos foi avaliado pelo presidente do TSE como “irrisório”, considerando as mais de 420 mil urnas distribuídas aos estados para estas eleições. A média histórica de urnas trocadas é de 3%, afirmou.

 



Enquete
Se fosse fosse gestor, o que você faria em União dos Palmares: um campo de futebol ou a barragem do rio para que não falte agua na cidade?
Total de votos: 93
Notícias Agora
Google News