29/03/2024 04:35:04

03/10/2010 00:00:00

Especiais


Especiais

Com gazetaweb // janaina ribeiro

Milhões de brasiloeiros vão às urnas neste domingo para eleger um novo presidente da República, governadores, senadores e deputados federais e estaduais. Cada um deles tem nas mãos o maior instrumento da democracia: o seu voto. Em Alagoas, são mais de 2 milhões aptos a votar, para escolha do governador, dois senadores, 9 representantes para a Câmara Federal e 27 parlamentares para ocuparem as cadeiras da Assembleia Legislativa, totalizando 36 deputados. Ao todo, são mais de 300 candidatos às vagas.

- Não sabe onde vai votar? Clique e confira a seção!

Em 2010, como nos anos anteriores, não será obrigatória a apresentação do título de eleitor. O cidadão poderá votar usando apenas um documento oficial com foto, que poderá ser a carteira de identidade, a carteira de trabalho ou a carteira funcional. E para que todos os alagoanos possam ter o direito de manifestar sua vontade democrática que é o voto, Alagoas terá eleições gerais que vão custar R$ 4,5 milhões.

As eleições deste ano em Alagoas têm 2.034.326 pessoas aptas a votar. A maioria é do sexo feminino (1.070.577). Todos eles deverão, obrigatoriamente, portar documento oficial com fotografia no pleito que é disputado por seis candidatos a governador, com os respectivos vices; dez candidatos para duas vagas no Senado, com seus suplentes; 65 postulantes (incluindo 12 mulheres) para nove cadeiras na Câmara dos Deputados e 272 concorrentes, somando com 53 representantes do sexo feminino, para os 27 lugares na Asssembléia Legislativa.

Na luta para sucessão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva há nove candidatos: Dilma Roussef (PT), Ivan Pinheiro (PCB), José Levy Fideliz (PRTB), José Maria de Almeida (PSTU), José Maria Eymael (PSDC), José Serra (PSDB), Marina da Silva (PV), Plínio Soares de Arruda (PSOL) e Rui Costa (PCO). Confira os números dos registros.

Depois de longa campanha nas ruas, no rádio e na tv, seis candidatos estão à disposição para escolha do governador do Estado: Jefferson Piones (PRTB), Tony Cloves (PCB), Ronaldo Lessa (PDT), Fernando Collor (PTB), Teotonio Vilela Filho (PSD e Mário Agra (PSOL).

- Confira também os candidatos a senador, deputado federal e deputado estadual em Alagoas, com nomes e números de registro.

Os eleitores alagoanos votarão pela primeira vez neste domingo com o sistema de identificação com foto (biometria) em onze cidades – Barra de Santo Antônio, Branquinha, Chã Preta, Coité do Noia, Igaci, Jaramataia, Maribondo, São Miguel dos Milagres, Poço das Trincheiras, Quebrangulo e Rio Largo. Ao mesmo tempo, estarão à disposição dos votantes 6.715 urnas eletrônicas, das quais 6.000 modelo 2008 e 515 modelo 2010, em 5. 754 secões espalhadas pelas 102 cidades do Estado. Mais um batalhão de 22.564 mesários, 891 supervisores de urnas, 1.782 auxiliares de eleição. além de 266 servidores da Justiça Eleitoral, 149 técnicos de urnas conttratados pelo Tribunal Superior Eleioral (TSE) 414 integrantes do grupo de recursos humanos de apoio contratadios do TRE-AL.

Para não errar diante da urna eletrônica, o Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL) orienta cada cidadão a preencher uma ‘cola’ com os números dos seus candidatos e alerta o eleitor para votar com consciência.

E a segurança do pleito também está garantida pelos órgãos da segurança pública. São mais de 10 mil homens das polícias Militar, Civil, Federal, Rodoviária Federal, do Exército e da Força Nacional que estarão espalhados nos 102 municípios alagoanos.

A logística operacional para garantir que os 891 locais de votação esejam prontos para receber o voto do eleitor começou a ser executada nesse sábado. As Juntas Eleitorais e os cartórios distribuíram, por meio dos Correios, com o auxílio da Polícia Militar e das Forças Armadas, as urnas em cada uma das 5.754 secções instaladas em todo o Estado. De acordo com as estatísticas do TRE, são 2.034.326 de eleitores que estão aptos a escolher os seus representantes para os próximos os quatro anos.

Só do TRE, são 300 servidores que estarão trabalhando até o anúncio do resultado final. Outros funcionários que já atuam nos cartórios eleitorais também foram requisitados. Coube a eles organizar a logística, fazer a distribuição das urnas, organizar a alimentação e a distribuição de água para aqueles que vão trabalhar durante todo o dia e, claro, todo o processo eleitoral de uma forma geral.

Mesários e urnas eletrônicas

Para o funcionamento das secções, quatro mesários deverão estar a postos entre às 08h e às 17h. Serão 23 mil ao todo. Caberá a eles confirmar a identificação do eleitor, permitir que o mesmo exercite o seu direito ao voto, e evitar qualquer tipo de influência ou crime eleitoral na secção de sua responsabilidade. E, para local de votação, também estarão trabalhando um supervisor de local de votação e um auxiliar de eleições.

Todas as 5.754 urnas eletrônicas espalhadas nas secções eleitorais foram testadas anteriormente e estão em perfeito estado de uso. Entretanto, a Justiça Eleitoral tem mais 961 equipamentos guardados nas 55 zonas eleitorais para contingência. “Cada zona terá entre 10% e 15% de aparelhos a mais por precaução. Ou seja, caso alguma máquina apresente problema, 149 técnicos estão treinados e prontos para fazer a substituição das urnas com defeito. Se esse problema for constatado, o juiz eleitoral deverá ser acionado. Caberá a ele requisitar a troca do equipamento”, explicou Daniel Macedo, secretário de Tecnologia do Tribunal. Só para Maceió, serão 1.306 urnas distribuídas em 281 locais de votação.

Cargos em disputa e o combate a corrupção eleitoral

Para o eleitor estar mais seguro e não esquecer dos números dos seus candidatos, o Tribunal Regional Eleitoral orienta que cada cidadão preencha um folheto com os dados dos políticos que resolveu escolher. “Essa cola facilita e torna a votação mais rápida, já que não podemos nos esquecer de que são seis candidatos para eleger”, defendeu o presidente do TRE/AL Estácio Gama.

Entretanto, o desembargador alerta ao eleitor que ele vote com consciência e não se deixe influenciar por pesquisas eleitorais, bocas de urnas que estiverem acontecendo nas ruas (o que é crime eleitoral) ou pela prática de cooptação que muita vezes é feita por cabos eleitorais e políticos corruptos. “Desde que iniciou oficialmente as campanhas eleitorais, orientamos aos eleitores que eles, antes de tomar a sua decisão, pensem e pesquisem tudo sobre seus candidatos. E, na hora de votar, é só ele e a urna, o voto é secreto e não há qualquer possibilidade de alguém saber em que você votou”, afirmou Estácio Gama.

“E, caso alguém presencie a prática de crime eleitoral em qualquer lugar, deve procurar a polícia ou a própria Justiça Eleitoral, que estará com todos os seus cartórios abertos, inclusive a sede do Tribunal Regional Eleitoral”, alertou o presidente.

Segurança nas eleições

Todos os órgãos ligados a segurança púbica, nas duas esferas de poder – Estado e União -, estarão trabalhando durante estas eleições. A Polícia Militar de Alagoas garantiu que toda a sua tropa foi escalada para fazer o policiamento ostensivo nas 102 cidades alagoanas.

Da Polícia Militar serão 7.479 oficiais e praças, sendo 4.075 na região metropolitana e 3.404 no interior do Estado. Este ano, excepcionalmente, a região da Grande Maceió e o município de Arapiraca ganharam o reforço de recrutas do Curso de Formação de Praças. Eles estão acompanhados de policiais experientes para trabalhar.

A Polícia Civil disponibilizou dois mil homens para trabalhar nos 11 distritos policiais da capital, na Central de Polícia e em todas as delegacias do interior do Estado.

Já a Polícia Federal estará nas ruas com mais de 100 agentes e delegados. O grupo se dividiu em núcleos de atuação, que vão exercer suas atribuições a partir de 14 regiões que, somadas, totalizam os 102 municípios alagoanos. Esses núcleos estão funcionando nas seguintes cidades: Arapiraca, Coruripe, Delmiro Gouveia, Maceió, Novo Lino, Palmeira dos Índios, Pão de Açúcar, Porto Calvo, Porto Real do Colégio, Santana do Ipanema, São Miguel dos Campos, São Luis do Quitunde, Viçosa e União dos Palmares. Segundo o superintendente Amaro Vieira, a instituição atuará, durante todo o dia, no combate a ‘delinquência nos locais onde houver suspeita de fraudes ou cooptação de eleitores’.

Já as tropas do Exército também estão reforçando o policiamento em Alagoas. Elas estão concentradas em 11 municípios: Santana do Mundaú, São Luiz do Quitunde, Minador do Negrão, Dois Riachos, São Miguel dos Campos, Roteiro, Porto das Pedras, São Miguel dos Milagres, Batalha, Belo Monte, Jacaré dos Homens e Coruripe.

A Força Nacional, que também foi requisitada pela Justiça Eleitoral de Alagoas, vai atuar diretamente nas cidades de Branquinha e Santana do Mundaú, municípios que foram mais atingidos pelas enchentes de junho último. Ela ficará permanentemente nas tendas que foram montadas para funcionar como locais de votação.

TC e Assembleia negam liberação de militares

Apesar do esforço do comando geral da Polícia Militar para colocar todo o seu efetivo nas ruas, os 121 PM’s que fazem a segurança na Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE) e no Tribunal de Contas do Estado (TC) não atuarão no policiamento ostensivo neste 03 de outubro. Os dois órgãos negaram o pedido do comandante Dário César, que enviou ofício ao comando militar dos poderes, solicitando que os militares fossem liberados para reforçar os trabalhos no dia das eleições deste domingo.

A Assessoria Militar do Poder Legislativo justificou, em ofício, que no dia do pleito os 82 militares da Casa estarão fazendo a segurança dos deputados e também guardando o prédio da Assembleia, que estará de portas fechadas


 



Enquete
Se fosse fosse gestor, o que você faria em União dos Palmares: um campo de futebol ou a barragem do rio para que não falte agua na cidade?
Total de votos: 95
Notícias Agora
Google News