20/04/2024 06:02:36

27/09/2010 00:00:00

Especiais


Especiais

Com primeiraedição //

O Tribunal Regional Eleitoral já está com tudo organizado para as eleições que acontecem daqui a sete dias. Alagoas tem 55 zonas eleitorais (51 no interior e quatro na capital) e um pouco mais de dois milhões de eleitores, sendo a maioria do sexo feminino.

No dia 03 de outubro, cerca de 80 juízes atuarão. O horário de votação será das 8 às 17 horas. O tempo médio de votação, em Alagoas, será de dois minutos e 30 segundos. Em média, um minuto a mais que a média nacional. De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL), a lentidão se deve a baixa escolaridade, já que 77% dos nossos eleitores são analfabetos ou semi-analfabetos.

Serão disponibilizadas 6.715 urnas eletrônicas, número suficiente para atender as 5.800 seções eleitorais. O TRE ainda conta mais 900 urnas de contingência, para substituir alguma que apresente defeito.

Onze municípios no Estado usarão urnas biométricas: São Miguel dos Milagres, Barra de Santo Antônio, Rio Largo, Branquinha, Igaci, Maribondo, Poço das Trincheiras, Jaramataia, Chã Preta, Coité do Nóia e Quebrangulo.

Para o eleitor, o voto biométrico não faz muita diferença, mas para o mesário fará. Além de identificar o eleitor com o documento com foto e o título, a urna biométrica vai pedir que ele identifique-se colocando um dos dedos no terminal do mesário.

Após as eleições, o TRE vai fazer revisão em mais três municípios: Belém, Jundiá e Satuba. A estimativa é que até 2018 todo o eleitorado do país vote biometricamente.

Cidades atingidas
Quanto aos eleitores das cidades atingidas pelas enchentes, eles não deverão ter prejuízo, já que o TRE fez todo um trabalho de logística. Os municípios de Santana do Mundaú e Branquinha contarão com barracas de campanha do Exército e/ou da Defesa Civil que serão usadas como locais de votação.

Segurança
A cúpula da Segurança Pública apresentou na última segunda-feira (20), o plano operacional para as eleições do dia 03 de outubro. A Polícia Militar utilizará um efetivo de 7.479 policiais, sendo 4.075 na capital e 3.404 no interior. A PM vai operar com quatro modalidades de policiamento: a pé, motorizada, montada e aéreo, esse último será executado pelo Bope.

Já a Polícia Civil vai atuar com 1.310 agentes, que trabalharão de forma integrada com a Polícia Federal.

Devido ao histórico de violência no dia de pleito, oito municípios receberão reforço de tropas federais: São Miguel dos Campos, Roteiro, Porto de Pedras, São Miguel dos Milagres, Batalha, Belo Monte, Jacaré dos Homens e Coruripe.

Os eleitores que precisam tirar a segunda via do título eleitoral têm até a próxima quinta-feira (30). Os eleitores do interior devem procurar o cartório mais próximo de sua cidade para a retirada da segunda via, enquanto os de Maceió devem procurar o Fórum Eleitoral localizado na Avenida Fernandes Lima. Serão necessárias a identidade original e uma fotocópia.

Já no dia da eleição, o eleitor deverá comparecer a sua seção com o título e um documento oficial com foto, a exemplo de carteira de identidade, CNH, carteira de trabalho, passaporte, identidade funcional, entre outros.

Cada eleitor vai votar seis vezes, sendo 1 voto para deputado estadual, 1 para deputado federal, 2 para senador, além de governador e presidente.

.


 



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 33
Notícias Agora
Google News