19/04/2024 16:46:46

24/09/2010 00:00:00

Educação


Educação

Cm sertao24horas // diego barros

Dois alunos da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) que fazem estágio no Núcleo de Piscicultura da Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri), no município de Rio Largo, apresentaram suas pesquisas sobre o peixe tilápia durante dois congressos na capital pernambucana, Recife.

Segundo o coordenador das atividades do núcleo, o zootecnista Luciano Barros, os alunos podem praticar o que veem na sala de aula e ainda desenvolver projetos científicos. “É uma oportunidade para adquirir experiência e utilizar as tecnologias”, ressaltou.

Um dos alunos é Ícaro Victor de Souza, do curso de zootecnia, que apresentou dois trabalhos durante o II Congresso Nordestino de Extensão Universitária, nos dias 16 e 17 de setembro. Os trabalhos se chamam Perfil do Consumidor de Pescados do Município de Maceió/AL e A Extensão Universitária Desenvolvendo a Piscicultura Familiar de Alagoas.

Outros três trabalhos sobre piscicultura foram apresentados no IV Congresso da Sociedade Brasileira de Aquicultura e Biologia Aquática, também em Recife, entre os dias 12 e 15 de setembro. São eles: Desempenho Produtivo de Alevinos de Tilápia do Nilo Submetidos a Diferentes Frequências Alimentares e Índice Hepático Somático e Índice Digestivo Somático de Alevinos de Tilápia do Nilo Alimentados com diferentes frequências alimentares, apresentado por Ícaro Victor, e Crescimento Heterogênio de Alevinos de Tilápia do Nilo Submetidos a Diferentes Frequências Alimentares, apresentado por Rodrigo Zeymer.

O Núcleo – Em todo o ano de 2009, foram produzidos 518 mil alevinos no Núcleo de Piscicultura, todos distribuídos entre famílias de agricultores familiares, assentados e quilombolas em 23 municípios, por meio do Programa Alagoas Mais Peixe.

Este ano, com o repasse de reprodutores pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) oriundos do Centro de Referência em Aquicultura e Recursos Pesqueiros (Ceraqua), a previsão é que até o final do ano ele chegue à marca de 2 milhões de alevinos.



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 31
Notícias Agora
Google News