19/04/2024 12:13:17

23/09/2010 00:00:00

Municipios


Municipios

Com alagoas24horas // danielle silva

A ex-prefeita de Rio Largo, Vânia Paiva, o ex-secretário de Finanças do município, Ricardo Scavuzzi, além de Carlos Jorge Cardoso da Silva, o ‘Jorge Pagão’ e Valdemir de Araújo Silva, conhecido como ‘Dema’ foram condenados a onze anos e quatro meses de prisão em regime inicialmente fechado, mais pagamento de multa. A sentença foi proferida pelos juízes da 17ª Vara Criminal da Capital e publicada hoje no Diário Eletrônico do Tribunal de Justiça.

A justiça considerou os quatro culpados pelos crimes de incêndio doloso, supressão de documento, formação de quadrilha e dano qualificado. De acordo com os autos, os réus teriam incendiado o prédio da Secretaria de Finanças de Rio Largo, para destruir documentos contábeis e financeiros da prefeitura com o objetivo de apagar as provas de possíveis delitos praticados e atos de improbidade administrativa.

O incêndio ocorreu em outubro de 2004 e foi efetuado a mando do casal: Vânia Paiva e Ricardo Scavuzzi, que na época estavam à frente da administração municipal. Durante as investigações chegou-se a conclusão de que ‘Jorge Pagão’ e o outro executor ‘Dema’, teriam invadido as dependências do setor de Contabilidade da Secretaria de Finanças de Rio Largo e, utilizando óleo diesel para atear fogo, provocando a destruição de diversos documentos públicos financeiros e licitatórios da prefeitura. “O incêndio causou um grande prejuízo ao erário público”, conforme sentença.

O período em que ocorreu o fato delituoso existia uma acirrada disputa política pelo controle da prefeitura, envolvendo a prefeita eleita Vânia Paiva, à época vice-prefeita, e a sua antecessora Maria Eliza Alves, surgindo entre elas várias denúncias sobre supostos desvios e apropriações ilícitas de verbas municipais, resultando então numa batalha judicial que terminou numa indefinição na chefia do executivo municipal, já que em virtude de decisões judiciais, as duas foram alvos de vários afastamentos e retornos ao cargo de prefeita.

A defesa de Vânia e Ricardo Scavuzzi afirma que vai recorrer da decisão.



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 30
Notícias Agora
Google News