28/03/2024 21:26:34

19/09/2010 00:00:00

Policia


Policia

Com tudonahora //

Após 70 anos funcionando em prédio tombado pela União e em local inadequado, o Instituto Médico Legal de Maceió ganhará uma nova sede, com modernas instalações e novos equipamentos.

O projeto do novo IML é uma iniciativa da Secretaria da Defesa Social, que investirá recursos próprios do Estado na ordem de R$ 4 milhões, destinados à construção física do prédio e compra de equipamentos.

Nestaa segunda-feira, 20, a direção do órgão analisa com engenheiros do Serviço de Engenharia de Alagoas(Serveal) o projeto arquitetônico do complexo do Centro de Perícia Forense (CPFor), que além do IML inclui ainda a sede da Perícia Forense e do Instituto de Identificação. Mas nesta primeira etapa, será contemplado apenas o instituto, cujo novo prédio será construído em terreno pertencente ao Estado no bairro do Tabuleiro do Martins.

“Não era mais admissível que o IML da capital continuasse funcionando em local inadequado durante todo esse tempo; por isso fizemos ver ao governo a necessidade da construção de um novo prédio”, ressaltou o secretário Paulo Rubim, acrescentando que o Governo já assegurou os recursos para o projeto.

Segundo Rubim, após a conclusão do projeto, o Estado já garantiu junto a Secretaria Nacional de Segurança Pública(Senasp) o aporte de mais R$ 2 milhões para a aquisição de novos equipamentos para o IML e o CPFor.

Laboratório

Junto com as modernas instalações, o novo IML será contemplado também com um laboratório para a realização dos diversos tipos de exames, que ainda são feitos fora do Estado. Para suprir essa deficiência, a direção do órgão firmou recentemente convênio com o Laboratório Central de Alagoas (Lacen), que disponibilizará o seu espaço para o trabalho dos peritos.

“Com a nova sede, os exames serão feitos no próprio local, sem precisar mandá-los para Salvador e nem ocupar o espaço do Lacen”, afirmou o diretor do IML, Gerson Odilon, ressaltando a iniciativa da Defesa Social em transformar o projeto em realidade. As obras estão previstas para começar no próximo mês.

Por causa da falta de estrutura do prédio atual, Gerson Odilon disse que equipamentos adquiridos recentemente pelo órgão, como um raio X e uma câmara frigorifíca de grande porte, não puderam ser instalados. O projeto vai permitir ainda a digitalização dos laudos de exames cadavéricos, que serão disponibilizados na internet para acesso por parte da polícia.



Enquete
Se fosse fosse gestor, o que você faria em União dos Palmares: um campo de futebol ou a barragem do rio para que não falte agua na cidade?
Total de votos: 94
Notícias Agora
Google News